Temp

Intérprete on-line amplia acesso de surdos ao Ganha Tempo

- 24 de outubro de 2016

Em parceria com a AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), o Ganha Tempo Municipal já conta com o apoio de um programa que faz a conexão on-line com um intérprete profissional de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para melhorar a comunicação com surdos que acessam o espaço.

Há no Ganha Tempo colaboradores que fizeram oficina de Libras, entretanto se em algum caso a comunicação com este público não fluir de maneira satisfatória, por meio de um tablet é feita a transmissão on-line com o serviço de plantão de especialistas na linguagem.

Através de um programa próprio de videoconferência, chamado ICOM, o profissional plantonista conduz a “tradução simultânea” na interação entre o surdo e o servidor municipal.

O tablet e o acesso ao ICOM foram cedidos voluntariamente pela AME, após a administração do Ganha Tempo constatar que há volume razoável de surdos dentro da média de 5.000 visitas diárias que o órgão recebe.

Projeto Ganha Tempo 100% Acessível
Esta ferramenta confere mais acessibilidade à população surda, que não precisa depender de um acompanhante para utilizar os serviços do espaço. A iniciativa integra o Projeto Ganha Tempo 100% Acessível.

Os servidores da triagem do Ganha Tempo quando identificam a necessidade de utilizar o programa, já acionam o setor da SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), que passa a acompanhar o atendimento ao cidadão com auxílio do tablet.