Temp

União de forças: Prefeitura de Barueri realiza 1º Encontro Empresarial

- 25 de outubro de 2017

Abrir as portas ao empresariado e mostrar que o poder público está disponível para ouvir e colaborar no que for necessário nessa época de crise e sempre. Esse foi o principal objetivo do 1º Encontro Empresarial realizado pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho.

Fortalecer relacionamentos e o networking com as empresas, firmar parcerias e divulgar a diversidade de negócios locais foram outros pontos também valorizados durante o evento, que aconteceu no dia 17 de outubro no Hotel Blue Tree, em Alphaville, e reuniu mais de 190 empresas de Barueri e região. Também compareceram vereadores, secretários municipais e o próprio prefeito Rubens Furlan, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, Sônia Furlan.

O ponto alto do encontro foi a palestra “Vá e Vença”, ministrada por Paulo Storani, coordenador de operações especiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e que serviu de inspiração para o personagem Capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, dos quais foi consultor.

A força de Barueri
Um vídeo institucional sobre a cidade de Barueri e sua capacidade econômica e produtiva foi apresentado ao auditório lotado, dando início à cerimônia. A abertura foi feita pelo presidente da MPD Construtora e Incorporadora, Mauro Dottori, que representou os empresários locais. Ele falou sobre a importância de manter um diálogo com o poder público, a força do empresariado e frisou o quanto Barueri está à frente se comparado a outros lugares.

“Assistimos o distanciamento entre membros do poder público e entre o poder público e nós, os empresários, e assistimos a sociedade distante de tudo isso. A todos nós vai caber a tarefa de reconstruirmos essa união, porque é só daí que nós vamos conseguir empreender e fazer o que a gente faz de melhor, que é gerar riquezas. Só dá para fazer isso dando as mãos e aqui nós assistimos isso. Barueri é uma cidade que sempre recebeu bem, o que quer que o empresário precisa, nós vamos ter um bom ambiente de trabalho”, afirmou.

Construindo pontes
O idealizador do encontro foi o secretário de Indústria Comércio e Trabalho, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo. Para ele, estreitar o relacionamento com os empresários e conhecer as dificuldades por eles enfrentadas é um dos caminhos na luta pelo fortalecimento da economia e maior geração de empregos no município.

Durante sua fala, Magoo, que veio da iniciativa privada,  contou que ao assumir a pasta, em 1º de janeiro deste ano, realizou um diagnóstico e assustou-se com o abandono da classe empresarial junto ao poder público nos últimos anos. Desde então, tem trabalhado para corrigir isso e, juntos, vencerem a crise.

“Nós não poderíamos deixar acabar o ano sem conversar com esses empresários, porque eles são os timoneiros deste país, os timoneiros da nossa cidade, portanto, são eles que pagam todos os salários dos servidores públicos através da arrecadação e a gente tem que retribuir. Então, empresários, sintam-se abraçados, acolhidos pela municipalidade, por este governo, em especial por esta Secretaria a qual estou secretário”, declarou Magoo.

“Missão dada é missão cumprida”
A frase em destaque centralizou a temática trabalhada por Paulo Storani durante toda a palestra, ponto alto do evento. Ele contou sua trajetória dentro da polícia do Rio de Janeiro, sua passagem pelo Bope e, o mais esperado: sua participação nos filmes Tropa de Elite 1 e 2. Tudo para ilustrar aos presentes questões como liderança, alta performance, comprometimento e profissionalismo.

Mestre em antropologia, revisou costumes e comportamentos típicos do Brasil que prejudicam a qualidade dos serviços. “Aqui no Brasil nós temos um problema relacionado à alta performance. Alta performance também significa alto desempenho e quando você tem uma equipe de alta performance e alto desempenho você tem uma tropa de elite. Tropa de elite nada mais é do que uma equipe de alto desempenho, mas é impressionante como aqui no Brasil a gente se afasta tanto desses conceitos”, exemplificou.

A intenção da Secretaria de Indústria e Comércio ao promover a palestra foi motivar e encorajar os empresários. O palestrante, com humor na dose certa, versou sobre conceitos de família, trabalho, escola, gerenciamento de crises, dentre outros temas, sempre exemplificando com situações reais vivenciadas por ele. No final, promoveu uma brincadeira junto aos participantes que ilustrou bem a importância de manter a motivação, ser exigente ao que concerne à excelência, ter bons profissionais em seu time e nunca deixar de acreditar em dias melhores, finalizando com a frase “Vá e vença!”, que deixou eufórica a plateia.

Regra vitoriosa
Paulo Storani detalhou aos presentes a metodologia que aplica em sua vida e que chama de “regra vitoriosa”:

- Determine o objetivo – defina a missão
- Planeje a missão – estratégias e táticas
- Prepare a equipe – mobilize o time
- Execute o plano – disciplina e excelência
- Avalie os resultados - aprenda


“Se o Brasil precisa sair da crise, que comece por Barueri”
Esperança e convicção na força de Barueri foi o que permeou as falas do prefeito Rubens Furlan e da primeira-dama Sônia durante o evento. Eles fizeram uma análise da crise nacional em termos econômicos e políticos e disseram estar convencidos de que o município, unido aos empresários, tem todas as condições de vencer qualquer dificuldade. “Nós vamos tirar o Brasil dessa situação. Se o Brasil precisa sair da crise, se precisa mudar, que comece por Barueri, com os empresários de Barueri, com a força de Barueri”, bradou Furlan.

“Isso aqui que o Magoo promoveu para nós é exatamente para que a gente tenha essa intimidade. O empresário não pode encontrar mais obstáculo do que ele tem. Eu não vejo ninguém aqui da área que só especula, só vejo aqui gente que assume os riscos e luta para que dê tudo certo, e dando certo pra vocês vai dar certo pra toda sociedade. Essa é a nossa função”, afirmou o prefeito.

Já a primeira-dama, além de um carinhoso acolhimento, destacou a participação ativa do empresariado nas ações sociais que promove há tantos anos e falou da urgência dessa união de forças para impactar a vida dos mais necessitados.

“O que nós queremos dizer com esse encontro é: sintam-se respaldados pelo poder público, porque nós sabemos que o problema pelo qual o nosso país passa afeta principalmente, além dos cidadãos decepcionados, a classe empresarial. Vocês sofrem demais com burocracia. Nós sabemos que todos os senhores fazem parte da construção deste país e são responsáveis pelo desenvolvimento dele. Nós sabemos também da importância da união da iniciativa privada, do poder público e também das parcerias em prol dos programas sociais, porque todos nós precisamos fazer um pouco de tudo para que as coisas fiquem melhores do que estão”, disse Sônia.

Apoiadores
O Encontro Empresarial contou com o apoio de sete empresas atuantes em Barueri, que tiveram estandes no local e recepcionaram muito bem os convidados: Blue Tree Hotel, IntelCav Tecnologia e Cartões, Assistencial Consulting, Romess Foods, MPD Construtora e Incorporadora, Epson e Acrillaser
 

Temp Temp Temp Temp