Temp

HMB alerta sobre cuidados com saúde mental durante tratamento do câncer de mama

- 24 de outubro de 2018

Na última terça-feira (16/10), em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Municipal de Barueri (HMB), promoveu a palestra “Mulheres de Corpo e Alma”.

Com objetivo de destacar a atenção que o lado emocional necessita, em conjunto com a realização do tratamento físico, a psicóloga Lucila Fernandes explorou diversos sintomas que podem ser gerados a partir do diagnóstico do câncer, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e até pensamentos suicidas.

O câncer de mama, principalmente, está associado ao sentimento de tristeza em relação à fertilidade, aos relacionamentos e até mesmo na identificação da própria mulher, conforme explica a psicóloga. “Por isso, a partir do momento que você perceber alguma diferença ou dificuldade emocional, é preciso buscar apoio, seja com terapia, conversando com uma amiga ou procurando alguma atividade para distração”, alerta Fernandes.

Justamente para que a saúde mental também seja tratada, no HMB, a psicologia faz parte da equipe multidisciplinar, composta por oncologista, radioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, fonoaudióloga e assistente social. No caso de pacientes com diagnóstico de câncer, o acolhimento psicológico ingressa no tratamento desde a primeira consulta com o oncologista e segue durante o tratamento, para auxiliar o paciente no enfrentamento da doença e também oferecer apoio aos familiares.

É importante ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde, o carinho e a ajuda dos amigos e parentes são fundamentais para manter o otimismo, a saúde emocional e a vontade de controlar o câncer. Colocar-se à disposição para auxiliar nas tarefas domésticas, dizer frases positivas e não menosprezar a doença são algumas atitudes simples que podem ajudar no tratamento.

Temp