Conferência do Idoso tem participação maciça de usuários

- 25 de março de 2019

O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), promoveu nos dias 21 e 22, no Centro de Eventos, a  Terceira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, intitulada “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Nos dois dias de evento foi maciça a participação de usuários dos serviços da rede socioassistencial: idosos dos seis Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Parque da Maturidade José Dias da Silva, Grupo Vida Brasil e Programa Vida Ativa.

Colaboraram para a realização da Conferência as secretarias de Comunicação, Cultura e Turismo e Senai.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SADSads), Adriana Bueno Molina deixou uma mensagem aos participantes: “fala-se tanto sobre empoderamento da mulher, eu diria que vocês estão aqui se empoderando, falando sobre seus direitos, pois já fizeram muito por esta cidade”. Ressaltou ainda o “brilhante serviço ao idoso executado pelo Grupo Vida Brasil”.

Julian Pierre Coelho, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Barueri, explicou o funcionamento do Conselho e contou que as reuniões plenárias são itinerantes para dar oportunidade de participação. Sobre a conferência, declarou que “é um momento de diálogo e de apresentação de propostas”.

No primeiro dia dos trabalhos a professora doutora Ilka Custódio abordou o tema da conferência em sua palestra. Ilka trouxe números do Seade: “Em Barueri, 11 por cento da população é de idosos, o que corresponde a 28 mil pessoas”. A palestrante disse também que, em média, as mulheres vivem mais que os homens, ganham menos e que 75 por cento dos idosos são independentes em suas atividades cotidianas. Ilka trouxe uma reflexão sobre os idosos que ainda sustentam as famílias e cuidam dos netos.

APRESENTAÇÕES/ DELEGADOS
Durante os dois dias de evento houve apresentações culturais: coral da secretaria de Cultura e Turismo, dança sênior do Grupo Vida Brasil e Grupo Regional/Coral do Parque da Maturidade. No saguão, idosos que fazem grafite nos Cras (Grafiteiras), preparam um painel alusivo à conferência.

Durante o evento, o público foi dividido em grupos e discutiu os eixos temáticos. Dezenas de propostas foram aprovadas. Ao final, foram eleitos os delegados que participarão da conferência estadual que será realizada de 5 a 7 de agosto em local a ser definido. Maria José Sampaio foi eleita delegada e o técnico do Parque da Maturidade, Ozéas Henrique de Alexandria ficou como suplente.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp