Reativada há pouco mais de um ano, Guarda Ambiental é atuante em Barueri

- 25 de maio de 2018

Segundo o IBGE, Barueri possui mais de 267 mil habitantes. Uma cidade moderna, inteligente, em ampla expansão tecnológica e que não abre mão da segurança. É muito comum vermos viaturas e policiamento ativo nas ruas da cidade. O que muita gente não sabe e sequer imagina é que mesmo em área urbana, o cuidado, proteção e fiscalização do meio ambiente devem acontecer diariamente.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri reativou no início do ano passado a Guarda Ambiental, que é responsável pela proteção do patrimônio ecológico da cidade. Sua atuação é a prevenção e fiscalização dos crimes e infrações ambientais, sejam na esfera penal ou administrativa. O órgão também age em conjunto com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

Ação e qualificação
A Guarda Ambiental de Barueri é composta por uma equipe de profissionais qualificados em áreas específicas, como biologia, por exemplo - além de receberem treinamentos constantes para melhorar a atuação. No início do mês, os guardas ambientais participaram de aulas teóricas e práticas sobre falsificação e adulteração de anilhas em aves, ministrado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o DeFau (Departamento de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente). Na ocasião, 12 aves foram apreendidas.

Com equipamentos de manejo e de resgate de animais silvestres, a equipe consegue manter a integridade física do animal, que quando resgatado é direcionado ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Barueri, onde permanecem sob os cuidados de veterinários e depois são devolvidos ao seu habitat natural. De janeiro a abril deste ano, foram 121 casos de recolha e captura de animais silvestres na cidade.

Dentro de casa
Outro número alarmante é quantidade de casos de maus tratos de animais domésticos, na grande maioria cães e gatos. Desde o início do ano, foram 83 situações em que a Guarda Ambiental precisou intervir, como na ocorrência em que um cachorro de pequeno porte foi amarrado com arame e abandonado sem poder se movimentar. O animal foi recolhido pela Guarda e levado ao Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), onde recebeu os cuidados necessários. Casos como esse, infelizmente, podem se tornar rotineiros, por isso, a importância da atuação ativa da Guarda Ambiental em áreas urbanas.

Pela preservação
O trabalho deste equipamento da Guarda Municipal não se restringe apenas aos cuidados de animais, mas também no patrulhamento preventivo em todo o território municipal, observando e contendo degradações ambientais, desmatamentos, queimadas e até aterros clandestinos. Hoje, Barueri tem 535,51 hectares de Mata Atlântica preservada, isso representa quase 9% do município. Somando todas as ocorrências relativas à flora e à atmosfera da cidade, chega-se a um número de 109 casos que vão desde podas ilegais, despejo de entulhos, resíduos tóxicos e até poluição do ar. O número é alto para os primeiros meses do ano, mas, poderia ser maior se a ação da Guarda Ambiental de Barueri não fosse tão eficaz e constante.

Denúncia
Para denunciar crimes contra o meio ambiente, maus tratos de animais silvestres ou domésticos, basta acionar a Guarda Ambiental pelo telefone de emergência 153.

Temp Temp