Barueri empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde

- 25 de outubro de 2017

Representar a sociedade nas decisões inerentes ao SUS (Sistema Único de Saúde) e defender os princípios constitucionais que o fundamentam: essa é uma das competências confiadas aqueles que integram o Conselho Municipal de Saúde (CMS), instituído pela Lei nº 1440, de 31 de maio de 2004.

Composto por representantes dos usuários, dos trabalhadores e da gestão, o CMS de Barueri acaba de empossar seus novos membros, cujo mandato tem duração de dois anos, podendo ser reconduzido por mais dois anos. A cerimônia de posse aconteceu no dia 6 de outubro na Secretaria de Saúde, conduzida pelo secretário Paulo Silas, na presença dos antigos e novos conselheiros.

A voz da sociedade
Na ocasião, o secretário de Saúde agradeceu aos que atuaram até aqui e deu boas-vindas aos novos membros. “A Secretaria precisa muito ouvir vocês, que são a voz que ecoa lá no bairro, e chegando até nós vamos estar cientes e procurar dirimir os problemas à medida que vão chegando”, disse Paulo Silas aos presentes.

Em entrevista, ele afirmou que o prefeito Rubens Furlan costuma acompanhar várias das reuniões do CMS, justamente porque faz questão de estar ciente do retorno da população que chega através dos representantes. As reuniões acontecem, no mínimo, uma vez por mês. “O prefeito faz questão de fazer uma parte ativa também nas reuniões para ele ouvir direto o que eles trazem a nós e, assim, procuramos ajustar da melhor maneira possível e atender às expectativas dos munícipes”, afirma.

“A importância do Conselho Municipal é enorme! Eles trazem a voz do povo pra nós. Entre eles há representantes das comunidades, dos próprios funcionários e eu creio que a voz deles será muito boa para tomarmos decisões e ter aquele feedback do povo”, disse Silas.

Novos Conselheiros
Abaixo estão os nomes dos novos conselheiros da Saúde de Barueri e seus suplentes. No mesmo dia da posse foram realizadas as eleições para presidente do conselho (eleito Sinival Oliveira Moraes), vice-presidente (eleita Maria Januária das Graças), secretária executiva (eleita Priscilla de Souza) e vice-secretária (eleita Agostinha Augusta Silvério). A atuação dos conselheiros é voluntária, não sendo, portanto, uma atividade remunerada.

Representantes dos gestores:
DR. PAULO SILAS REIS
Mariane de Morais Liberato Costa
RACHEL FERREIRA FULY
Alexandre Fernandes
NARA FRANZIN DE MORAES RG (HMB)
Diogo Medeiros
Rita de Cássia Bertão Cataneli  (PAA/PAI)
Júlio Gonçalves Mendes

Representantes dos trabalhadores:
EDUARDO DOS SANTOS
João Neto Campos