Guarda de Barueri auxilia cidadão contra golpe ‘chupa-cabra’ em agência bancária

- 26 de fevereiro de 2019

No sábado (dia 23), a Guarda Civil Municipal de Barueri atendeu uma ocorrência em uma agência bancária na rua Campos Sales (Centro), onde um dos caixas eletrônicos estava adulterado com o chamado "chupa-cabra", aparelho que golpistas utilizam para puxar o envelope depositado pelo cliente.

Ao realizar o depósito, a vítima percebeu que havia uma linha no compartimento de entrada do envelope. No mesmo momento a Guarda foi acionada e os agentes conseguiram recuperar o material e devolvê-lo ao proprietário.

De acordo com os registros da GCMB não houve nenhum outro caso semelhante na cidade, mas os golpes podem acontecer em qualquer agência bancária e os usuários devem ficar atentos a tudo que saia do normal, conforme orienta o coordenador da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Gerson Marques de Almeida Júnior.

“A população deve ficar atenta quando for fazer depósitos e observar se não há nenhum equipamento diferente no caixa eletrônico, ou algo que esteja obstruindo o local de entrada do envelope. Se notar algo estranho, de imediato deve-se avisar ao órgão competente. Em horário bancário, deve-se notificar na própria agência e se for durante o final de semana, acionar a Guarda Municipal ou Polícia Militar”, conclui o coordenador, reforçando que o período mais seguro para se realizar depósitos em caixas eletrônicos é em dias de semana enquanto há expediente bancário.

Dicas de segurança
A Guarda Municipal de Barueri recomenda alguns cuidados para que golpes e roubos sejam evitados na saída do banco. Um deles é evitar horários de pico quando há muita movimentação dentro e fora das agências, principalmente em regiões centrais. Ao realizar um saque, o dinheiro deve ser bem guardado e o valor conferido somente no caixa. Deve-se ainda evitar o uso da carteira no bolso de trás da calça ou em mochila.

Dentro da agência, não se deve conversar sobre serviços e dinheiro ou aceitar ajuda de estranhos. Aos que vão de carro, devem deixar o veículo estacionado próximo ao banco e estar atentos a pessoas suspeitas. Em caso de roubo não se deve reagir.

A GCM pode ser acionada em caso de suspeitas de crimes e golpes. Solicitações de serviços e denúncias podem ser feitas através do número 153.