Temp

Emoção marca carreata em homenagem a São João em Barueri

- 26 de junho de 2020

Pela primeira vez, a tradicional procissão em homenagem a São João Batista, padroeiro do distrito sede de Barueri, foi substituída por uma carreata. A alteração aconteceu por conta da pandemia causada pela Covid-19, que obriga manter o distanciamento social.

Todos os anos os festejos de São João Batista são celebrados com quermesse, novena, procissão e lavagem da imagem do santo, mas, como este ano é atípico, tudo teve que ser reinventado.

Na noite de 23 de junho, após a realização do 9º dia da novena, houve o levantamento do mastro e o padre Edilson Pinto dos Santos abençoou a fogueira e o bolo em homenagem a São João. Em seguida, os devotos saíram em carreata até a fonte São João Batista, onde a imagem foi tradicionalmente lavada – os fiéis acompanharam de longe, fazendo pedidos e agradecendo.

No dia 24, após a missa da Natividade, aconteceu outra carreata. Cerca de 50 carros participaram da ação durante os dois dias e a celebração foi transmitida pela página do Facebook da Paróquia.

“As pessoas ficaram muito emocionadas, percebi muitas chorando dentro dos carros. A transmissão on-line deixou as pessoas felizes, a carreata trouxe um alento, foi maravilhosa, uns carros sacudiam bexigas brancas para louvar São João. Os idosos que nos acompanharam on-line deixaram recados super especiais. A experiencia nos deixou felizes e, como disse o padre Márcio, independente do que estamos vivendo, conseguimos cumprir o nosso dever”, afirmou o devoto Nelson Real Dias, servidor da Secretaria de Relações Institucionais.

Apesar do distanciamento e da celebração discreta, a fé dos devotos de São João ficou ainda mais forte, principalmente neste momento difícil em que o mundo está passando. A esperança é que no próximo ano tudo volte ao normal e os festejos sejam comemorados de forma mais calorosa, como as pessoas gostam.
 

Temp Temp Temp Temp Temp