Temp

Sema abrirá agendamento para castrações de animais domésticos em agosto

- 26 de julho de 2019

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), nos dias 8 e 9 de agosto, das 8h ao meio-dia e das 13 até 17h, irá disponibilizar 440 vagas para o agendamento de castrações de cães e gatos em Barueri. As datas e horários de agendamento são condicionados ao número de vagas, caso elas sejam preenchidas, o agendamento é encerrado.

O contato deverá ser realizado através dos telefones (11) 4199-1500, (11) 4718-1789 e (11) 97129-1789 e o tutor do animal deverá ter em mãos seu RG, CPF, o RGA animal, papel e caneta para anotar local, dia, horário e os procedimentos a serem adotados.O telefone 97129-1789 receberá somente ligações, não serão aceitas mensagens de texto e áudio via Whatsapp, através desta linha telefônica. 

Caso não tenha o RGA de seu bicho, o responsável poderá retirá-lo nas bibliotecas municipais e no Ganha Tempo, apresentando RG, CPF e comprovante de residência com validade de 90 dias, das 8h até às 17h. O link http://www.barueri.sp.gov.br/GanhaTempo/Servicos.aspx?setor=azul&servico=598 contém mais informações sobre o RGA. O agendamento é exclusivo para munícipes com animais residentes em Barueri.  

O comparecimento ao local para castração deverá ser mediante agendamento, no caso de ir até o local com o animal sem ter agendado anteriormente, o animal não será castrado. Na realização do agendamento são passados alguns procedimentos que deverão ser adotados para que não haja risco para o animal e também por se tratar de um procedimento cirúrgico, que necessita de cuidados prévios.  

O biólogo Ivan Vanderley Silva relata que a procura pelo serviço é alta e os munícipes devem insistir nas ligações, mesmo que as linhas estejam ocupadas para que consigam seu agendamento. Caso o munícipe não consiga: “tem mutirão a cada dois meses e a Secretaria de Meio Ambiente está sempre abrindo vagas”, informa o servidor da Sema.  

Benefícios
A castração é um procedimento que traz muitos benefícios a vida do animal, que além de reduzir o número de abandonos e dos acidentes relacionados ao mesmo, preserva a saúde do bicho. A médica veterinária Camilla Panizza de Camargo conta que este método “previne contra doenças como câncer de próstata, como um cruzamento indesejado, fazendo com que o animal possa adquirir um tumor venéreo transmissível”.

“No caso das fêmeas evita infecções uterinas, além do câncer de mama. As pessoas, inadvertidamente sem saber, acabam aplicando injeções contra o cio dos animais, elas falam ‘vacina anti-cio', mas não tem nada de vacina nisso e isso predispõe 100% a casos de tumor de mama e também a infecções uterinas. A castração promove uma melhor qualidade de vida pro animal”, complementa a veterinária sobre os benefícios do procedimento.  

Temp