Programas culturais gratuitos agitarão a cidade em 2018

- 28 de dezembro de 2017

Em 2017, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri impulsionou o lazer na cena artística da cidade, oferecendo programas gratuitos para o desenvolvimento cultural da população como o Núcleo de Dança, as Oficinas de Artes e ainda o projeto Biblioférias. Em 2018, esses programas continuarão fazendo parte da programação gratuita da cidade para proporcionar uma alternativa cultural de qualidade aos munícipes.

Núcleo de Dança
O Núcleo de Dança, criado em fevereiro deste ano, já é premiado em festivais reconhecidos e combina aulas práticas e teóricas envolvendo o balé clássico, dança contemporânea, danças brasileiras, musicalização e história da dança. As inscrições para a seletiva de 2018 já estão abertas e encerrarão no dia 26 de janeiro de 2018. São gratuitas e on-line, basta preencher os dados pelo site www.barueri.sp.gov.br/sistemas/NucleoDeDanca. Podem se inscrever meninas nascidas entre 2003 e o primeiro semestre de 2010, e meninos nascidos entre 2002 e o primeiro semestre de 2010.

Biblioférias
No período de férias do começo do ano, os pequenos também poderão aproveitar as atividades das Biblioférias. O projeto reúne brincadeiras e atividades para o desenvolvimento saudável das crianças nas bibliotecas municipais, totalmente de graça. As inscrições serão abertas no dia 8 de janeiro de 2018 e poderão ser feitas em todas as bibliotecas da cidade. As vagas são limitadas: Eny Cordeiro 40 vagas; Jair Honório e Luiz Fernandes, 100 cada uma; Luiz Odair, 30; Maria Salomé, 50; Max Zendron, 50; Oswaldo Eleutério, 20 vagas. Podem participar crianças com idade entre 4 e 10 anos – as atividades acontecerão de  22 a 26 de janeiro.

Oficinas de Artes
E a partir do dia 8 de janeiro estarão abertas as inscrições gratuitas para as Oficinas de Artes, um projeto voltado a dança, artes plásticas, música e expressões artísticas, envolvendo 24 modalidades com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento cultural ao maior número possível de pessoas. Os interessados podem se inscrever em até dois cursos e devem comparecer ao posto de inscrição com: atestado médico (original e cópia), cópia do RG, cópia do comprovante de residência, foto 3x4 (uma para cada curso). Serão oferecidas 23 modalidades gratuitas para toda a população de 4 a 60 anos.

A professora do curso de piano e de musicalização das Oficinas e do Núcleo de Música, Maragareth Mingattos, comentou a respeito do encerramento da programação do Natal Encantado de Barueri e sobre as Oficinas. “Foi um ano maravilhoso, os alunos se dedicaram e me senti grata e honrada por mais esse privilégio de tocar com os meus alunos e amigos músicos. As oficinas de piano servem para preparar o aluno para que ele possa dominar as noções básicas do instrumento, desenvolvendo habilidades para fluência musical por meio da apreciação, método adequado à faixa etária, cifragem e execução de repertórios diversos de nível básico.”

Contato
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone4199-1600 ou pela página facebook.com/culturabaruerioficial.