Temp

Retrospectiva 2018: Primeira em desenvolvimento econômico

- 26 de dezembro de 2018

Barueri foi a primeira cidade do Brasil na categoria Desenvolvimento Econômico e a quinta melhor para se fazer negócios, de acordo com ranking da Revista Exame. A cidade cresceu mesmo em momento de desaceleração econômica do país, de acordo com o relatório, em função do impulsionamento de Microempreendedores Individuais (MEIs).

Em pouco mais de um ano da implantação do VRE (Via Rápida Empresa) programa que desburocratiza a abertura de novas empresas, o tempo para obter o licenciamento na cidade caiu para uma média de apenas dois dias.

A Secretaria de indústria, Comércio e Trabalho começou o ano intensificando a fiscalização nas ruas de anúncios irregulares, que dificultam o trajeto de pedestres nas calçadas e resultam em muita poluição visual. Ainda em fevereiro, houve a inauguração do Posto Sebrae Aqui, no Ganha Tempo – espaço que durante todo o ano foi grande parceiro dos empreendedores com capacitações, palestras, cursos e orientações sobre a área. Em abril, a cidade marcou presença pela segunda vez consecutiva na Feira do Empreendedor – a maior do país.

Para auxiliar o trabalhador a se qualificar foram oferecidos ao longo de 2018 cursos gratuitos de informática básico e intermediário. Mas o grande diferencial na capacitação do trabalhador barueriense tem sido o Programa Meu Futuro.

Com 25 cursos profissionalizantes inteiramente gratuitos, o Meu Futuro confere inserção quase que automática do aluno no mercado de Trabalho. Em 2018, 1.500 pessoas concluíram os módulos, e atualmente outros 450 alunos estão em aula.

A duração dos cursos varia de 40 a 120 horas e há opções como Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Assistente Contábil, Almoxarife Estoquista, Gestão de Qualidade, Técnicas Segurança no Trabalho, Eletricista Instalador Residencial, Portaria e Recepção com Segurança, Técnicas de Oratória, Auxiliar de Logística, Telemarketing, Pintor de Obras, Instalador de Drywall, Técnicas de Vendas, Marketing Digital, Empreendedorismo e Marketing Pessoal.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp