Temp

Atenção Básica de Saúde promove oficinas de acolhimento

- 27 de junho de 2017

Acolhimento: essa é a primeira iniciativa dos profissionais de saúde de Barueri que buscam realizar um atendimento mais humanizado e que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que utilizam a rede municipal. Sabendo disso, a Secretaria de Saúde realiza oficinas com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 23, no auditório da Secretaria de Promoção Social.

Com a presença de articuladores do programa de Atenção Básica da Secretaria do Estado da Saúde, a chamada pré-oficina reuniu equipes multidisciplinares da área para discutirem sobre a atuação desses profissionais e como melhorar o atendimento através de uma “escuta qualificada” e assim identificar soluções eficazes quanto à demanda de cada paciente que procura o atendimento nas UBSs, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) adulto e infantil e Crads (Centros de Referência em Alcoolismo e Drogadição).

“Assumir efetivamente o acolhimento como diretriz é um processo que demanda transformações intensas, onde se prioriza o acolhimento com igualdade, qualidade e resolutividade, tornando a Atenção Básica cada dia mais fortalecida”, ressaltou a diretora técnica de enfermagem, Fernanda Lucas.

Para a enfermeira Daniele Cristina de Souza, que atua na unidade Armando Gonçalves Freitas, no Parque Imperial, a iniciativa contribui com a evolução do trabalho. “É uma oportunidade de discutirmos quais são os pontos negativos e positivos dentro da unidade. Um trabalho feito em equipe é muito importante. Hoje podemos conhecer profissionais de outras unidades e entender mais o fluxo de cada setor. Assim, é possível executar um bom trabalho e atender melhor o paciente”.

A próxima Oficina de Acolhimento acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto. Local e horário a definir. Para mais informações, ligue 4199-3135.