Temp

Caminhadas na hora do almoço deixam o dia mais feliz

- 27 de junho de 2017

A Secretaria de Esportes através do “Programa Vida Saudável” faz diariamente entre 12h15 e 13h a já tradicional “Caminhada Diária da Hora do Almoço.” A atividade acontece sempre de segunda a sexta-feira com o monitoramento dos professores do núcleo. As saídas acontecem de frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa. É só chegar e participar.

O exercício deixa o corpo mais alerta, além de garantir aos participantes um dia mais alegre e calmo. Pesquisas de longo prazo comprovaram esse fato examinando gradativamente a prática de exercícios e tentando avaliar em semanas ou meses o quanto isso influenciava no humor dos participantes.

Um estudo da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, avaliou o dia a dia de alguns voluntários sedentários que trabalhavam e estudavam. No total, 56 pessoas aceitaram participar do projeto, que consistia em fazer esses indivíduos caminharem 30 minutos na hora do almoço, três vezes por semana, e durante 10 semanas. A maioria dos voluntários eram mulheres na meia idade.

Depois de todo o processo, as respostas não foram diferentes do esperado: nas tardes após os treinos, as pessoas sentiam-se mais entusiasmadas, menos tensas e mais relaxadas para passar o resto do dia trabalhando. Como efeito extra, as pessoas ainda tiveram melhora considerável na saúde do corpo e na forma física.