Em Barueri Junho Vermelho salva 5 mil vidas

- 27 de junho de 2017

Desde o início do mês, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu ações em prol da campanha Junho Vermelho, que teve como meta conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Foram três grandes encontros que, além de coletarem bolsas de sangue, revelaram a solidariedade dos moradores de Barueri.

Nos dias 12, 22 e 23 de junho, as ações realizadas na Secretaria da Mulher e no Centro de Eventos arrecadaram mais de 300 bolsas. Mas quem não pode comparecer em nenhum desses eventos também contribuiu diretamente no Banco de Sangue, instalado no Hospital Municipal Francisco Moran que, durante o período de conscientização, foi abastecido com 942 bolsas, ou seja, a campanha mobilizou mais de 1.200 doações.

Muitas vidas salvas
De acordo com a equipe técnica da Fundação Pró-Sangue, cada bolsa estoca 450 ml de sangue, quantidade que pode salvar em média quatro vidas. “No sangue, após passar por exames laboratoriais e sorológicos, é feita a divisão de componentes: glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas, processo que permite que mais de três pacientes sejam atendidos em apenas uma única doação”, afirmou o coordenador da Fundação e médico Marcelo Ribeiro.

Doador ativo
O empresário Fábio Constantino, morador do Jardim Audir, soube da ação e decidiu contribuir com a causa e, para ele, doar sangue já se tornou um hábito. ”Eu doo sangue desde 1995, não me custa nada. São apenas 15 minutos que podem salvar muitas vidas”, afirmou o morador que, além de contribuir com a campanha doando sangue, fez uma self enquanto doava e postou nas redes sociais com os dizeres “Self do bem, vem tirar você também”.

Doar sangue é simples
Antes da coleta de sangue, o doador passa por um procedimento de triagem, onde o técnico de saúde realiza teste de anemia e afere a pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura. Em seguida, o candidato é entrevistado sobre sua saúde e seu comportamento.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não precisa estar de jejum. No dia da coleta é necessário apresentar um documento com foto oficial. Os menores de idade doam mediante autorização dos responsáveis.