Temp

Secretaria da Mulher debate violência doméstica sob olhar de religiões

- 27 de junho de 2017

No dia 30 de junho (sexta-feira), no auditório da Secretaria da Mulher, às 13h30, a Coordenadoria de Enfretamento à Violência contra Mulher e Diversidade Sexual realizará mais um encontro do Chá Lilás com o seminário “Lei Maria da Penha – Proteção das Mulheres Também nos Espaços Religiosos”. O encontro visa explorar a importância sobre o tema em todas as esferas sociais.

Para a coordenadora Luciana Ribeiro, a discussão sobre a violência contra a mulher precisa ser ampliada. “De acordo com uma pesquisa, cerca de 40% das mulheres que são vítimas de violência não denunciam por questões religiosas e para quebrar esse paradigma é preciso orientar as lideranças religiosas que não podemos ser omissos sobre essa questão, pois se trata de um problema social”, afirmou Luciana.

Ministrada por Tatiane Moreira Lima, juíza de direito auxiliar da capital e atuante na Vara da Violência Doméstica, o encontro debaterá os direitos da proteção de mulheres com o amparo da Lei Maria da Penha.

Segundo a magistrada, só no estado de São Paulo estão registrados mais de 90 mil processos de violência doméstica. “De acordo com o mapa de violência de 2016, houve mais 52 mil denúncias de violência doméstica, sendo que dessas, 80% são praticadas por parceiros. E outra questão muito importante é que em 64% dos casos as crianças presenciaram a agressão, ou seja, cria-se em casa a cultura de violência. Isso se projeta no tempo e afeta, não só a vitima, mas também a família”, reforçou.

Chá Lilás
O programa Chá Lilás tem como objetivos desenvolver trabalhos preventivos, junto à comunidade, que promovam a reflexão sobre igualdade de gênero e combate à violência. O encontro que abordará o tema na esfera religiosa pretende criar laços com as entidades para a promoção da dignidade humana das mulheres e da superação da violência através do acesso à informação em rodas de conversas, palestras e outros eventos.