Temp

Cursos do Sebrae-Barueri desmistificam empreendedorismo

- 27 de setembro de 2017

Você sabia que as principais causas de falência das empresas não estão relacionadas diretamente a dinheiro, mas, principalmente, à falta de preparo e de conhecimento? Isso foi constatado através da pesquisa “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida”, realizada pelo Sebrae-SP. De acordo com o estudo, a falta de comportamento empreendedor é o primeiro fator que leva um negócio ao fracasso, seguido de falta de planejamento e pouca gestão empresarial.

A boa notícia é que esses e outros fatores ligados ao universo do empreendedorismo podem ser aprendidos e aprimorados. Quem garante é a equipe do Sebrae-Barueri, cujo posto fica dentro do Ganha Tempo Municipal, no setor amarelo, administrado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho.

Em nome disso que o órgão realiza, todos os meses, oficinas gratuitas sobre os mais variados temas acerca do empreendedorismo, afinal, mesmo para quem já possui um negócio, há sempre novidades e informações capazes de tornar qualquer empresário mais preparado e atualizado e, consequentemente, negócios mais estáveis.

Aprender a empreender
Foi justamente para não errar mais que o munícipe Antônio Manuel Caetano resolveu participar dos cursos. “Já montei vários negócios e naufraguei por falta de conhecimento e vi uma maneira de me preparar e vender melhor o meu trabalho, foi por isso que ingressei nesses cursos. Gostei muito, foi esclarecedor”, garante. Precificar o trabalho era, segundo ele, a maior dificuldade. “Aquele ponto de equilíbrio que mostrou na oficina eu nunca imaginei. Acredito que agora vou conseguir formar o preço correto”, diz Antônio.

Interessada em criar um negócio para complementar a renda familiar, Célia Regina de Arruda fez o caminho inverso ao de Antônio e o mais recomendado: decidiu, primeiro, preparar-se. Foi assim que chegou às oficinas de setembro do Sebrae. “Gostei bastante. Agregou muito por conta da qualidade das informações e os profissionais são ótimos, deram dicas muito boas”, afirma.

Técnicas de venda, legislações, definição de preços, lucros, tendências e regras de mercado, fluxo de caixa e muitos outros temas são abordados com bastante responsabilidade pelo órgão. O objetivo é garantir que os negócios iniciados em Barueri prosperem cada vez mais. Para saber mais sobre os cursos e demais serviços do Sebrae, basta ligar no telefone 4199 1333 / ramal 303.

Banco do Povo
Outro importante aliado de quem empreende ou pretende empreender é o Banco do Povo, também presente em Barueri dentro do Ganha Tempo. Na última oficina realizada pelo Sebrae no mês de setembro, agentes tiraram todas as dúvidas sobre o que é o Banco e como conseguir empréstimos.

O Banco do Povo possui uma das menores taxas de juros do mercado e, ao contrário do que muitos pensam, o processo é bastante simplificado e acessível. Os serviços são voltados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e o parcelamento pode ser feito em até 36 vezes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4199-1341.
 

Temp Temp