Exposição de Barueri propõe um País de Paz

- 27 de setembro de 2019

A paz é a principal personagem da exposição de artes visuais que será aberta no dia 2 de outubro às 19h, no Museu Municipal, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Mais de 130 obras de artistas que participaram do concurso “Por um País de Paz” foram convidados a expressar, por meio das obras, suas respectivas visões de paz e como ela pode contribuir com o país e com o mundo.

Cada qual utilizou uma modalidade: desenho, pintura, gravura, escultura, instalação etc. Isso dará ao público uma gama bastante variada de peças de arte, todas elas retratando um aspecto importante da Paz.

Na abertura da exposição, dia 2, haverá uma solenidade especial com artistas e convidados, entre os quais, crianças que participarão de atividades envolvendo o tema da exposição como música e dança por exemplo. Terá ainda a premiação dos vencedores do concurso (do 1º ao 5º colocado), somando 14 mil reais.

O tema Cultura de Paz tem recebido tratamento especial da Prefeitura de Barueri. A Secretaria de Cultura e Turismo organiza várias ações para celebrar a paz. Neste mês, um Torneio de Xadrez, oficina com instrumentos, danças da cultura popular e a Semana da Cultura Cristã, entre outras, incentivam a reflexão e a conscientização para a construção de uma sociedade mais fraterna e justa.

Na data do dia 2 também se celebra os 150 anos de nascimento do pacifista Mahatma Gandhi, um dos principais personagens do século 20, que levou seu país, a Índia, a se libertar da dominação da Grã-Bretanha, na década de 1940. Gandhi se valeu do conceito e de ações de não-violência como contraponto ao então império britânico, ainda que muitas vidas, inclusive a dele, posteriormente, tenham sido levadas pelos processos de violência no episódio.

Confira a relação dos artistas premiados:
1º lugar (R$ 5 mil):
Francisco Mazzaferro (Barueri), pintura “Liberade”
2º lugar (R$ 3.500): Stevenson Moschini Carlos (Piracicaba), pintura “A Chegada do Divino na Terra 1”
3º lugar (R$ 3 mil): Leonildo Gomes (Barueri), obra “Leonildo Gomes do Real”
4º lugar (R$ 2 mil): Rodolfo Franz Karbstein (Santana de Parnaíba), escultura “Reflexão”
5º lugar (R$ 500): Daniela Jorge João (Campo Grande/MS), pintura “Tekohá Guassú - O Lugar Onde Se É”

Após o Júri eleger os cinco premiados, foram escolhidos outros cinco artistas para receber certificados de “Menção Especial do Júri” pelo conjunto e qualidade de suas obras: Adilson Venerando (Barueri), Alessandra A. Araújo Maeda (Barueri), Marina Baffini de Castro (São Paulo), Robson Batista Eleutério (Carapicuíba) e Rogério Tadeu Roque (São Paulo).

Exposição Por um País de Paz
Abertura, dia 2, às 19h.