Temp

Oeste promove debate na Arena Barueri como parte do Setembro Amarelo

- 27 de setembro de 2019

A convite de Alex Caús, diretor de marketing do Oeste Barueri, reuniram-se na noite de quinta-feira (dia 26), no auditório da Arena Barueri, funcionários da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Educação que atuaram no mês de prevenção ao suicídio em Barueri.

As atividades do Setembro Amarelo consistiram em palestras com voluntários, educadores e psicólogos principalmente em escolas municipais e na Fatec. Houve também rodas de conversa nas UBSs, na Feira Noturna e na ONG Cáritas. Dimas Campos, o organizador, informou que bastou haver a mobilização para que as atividades ficassem a “custo zero”.

“Nossos patrocinadores (Benfica, Senai, Fisk) garantiram a impressão do material, a divulgação e o lanche aqui servido”, declarou. O Oeste Barueri entrou em campo em todas as partidas do mês na Arena com laços amarelos nas camisas e os mascotes portaram balões amarelos.

Por ocasião das palestras, os diversos psicólogos envolvidos responderam perguntas e orientaram durante todo o mês as pessoas a procurar ajuda de profissionais e comparecer ao CAPS IJ (Centro de Atendimento Psicossocial da Infância e Juventude) e também ao CVV através do telefone 188.

As psicólogas Maria Luísa de Araújo (Malu), Ana Paula Magalhães Tedeschi e Vívian Nazareno formaram a mesa para consulta da plateia. Alunas da Fatec e de Emefs também deram os seus depoimentos. Como muitas pessoas de outros segmentos se dispuseram a colaborar, espera-se um evento ainda mais grandioso no próximo ano.

O problema
O Setembro Amarelo se justifica em função do aumento dos casos de depressão e do suicídio principalmente entre jovens. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida. Só em 2016, houve 11.433 casos e num período de 10 anos anteriores o total de mortes foi de 106.374.

O CVV (Centro de Valorização da Vida), que tem 2.000 voluntários, precisa de mais pessoas para dar conta dos 15 mil telefonemas que recebe mensalmente e já criou um chat para atender melhor a demanda.

Os números  do Setembro Amarelo em Barueri
Escolas visitadas: 19
Alunos presentes:  4.120
Psicólogos palestrantes: 11

Temp