Temp

Novos aparelhos de Mapa e Holter chegam à Policlínica do Engenho 

- 28 de fevereiro de 2018

Monitorar a pressão arterial e os batimentos cardíacos ficou ainda mais fácil na Policlínica Cruz Preta / Engenho Novo. É que a unidade acaba de receber oito novos kits de Mapa (M.A.P.A. – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e Holter novinhos em folha, e melhor: mais modernos e capazes de fornecer resultados com maior rapidez.  

Os exames já eram oferecidos na Policlínica, mas com a chegada dos novos aparelhos, que são menores, mais leves, simples, silenciosos e confortáveis, houve considerável melhora no atendimento prestado. Além disso, os equipamentos acompanham um sistema que gera os laudos com muito mais rapidez: de um dia para o outro com prazo de entrega de cinco dias. Até então, esse era o prazo para os laudos emergenciais, enquanto os normais levavam até sete dias.  

A agilidade nos resultados também ajuda a aumentar o número de atendimentos. Por contrato, a Policlínica deve atender um mínimo de 96 exames por mês nessa categoria, mas têm feito bem mais, chegando a uma média de 120. 

“Estamos sempre em busca de novas tecnologias que, além de fornecerem resultados mais confiáveis e precisos, colaborem de alguma forma para um melhor atendimento. Neste caso, ganhamos nos dois quesitos: qualidade e agilidade”, explica Patrícia Machado, diretora administrativa da Policlínica.  

Tecnologia a serviço da saúde 

Quatro funcionários da Policlínica responsáveis pelos exames e, consequentemente, pelos aparelhos, receberam treinamento completo para manejá-los e tirar o melhor proveito das tecnologias. Além disso, eles também contam com assessoria diária da marca. A técnica de enfermagem Letícia Garcia Correia é um dos membros dessa equipe e garante que a aquisição só traz vantagens. “A qualidade do exame é melhor, dá menos erros e a agilidade para liberar o resultado permite marcar mais rápido o retorno”, diz a profissional.  

Dona Maria Aparecida dos Santos Ribeiro, 59 anos, colocou o Mapa no início do mês e agora estava de volta à unidade para colocar o Holter. Tranquila, disse confiar no tratamento. “Gosto muito daqui, o atendimento é rápido, as pessoas atendem bem, o médico atende bem. Quem dera fosse assim em todos os lugares”, elogia a munícipe.  

O paciente assina um termo de responsabilidade para conservação e devolução quando tem algum dos dois aparelhos acoplados ao corpo, afinal, passam as próximas 24 horas com eles. Esses são exames muito importantes, pois, no caso do Mapa, monitora a pressão arterial da pessoa ao longo de todo esse período, inclusive durante o sono, e mostra possíveis alterações. Já o Holter, serve como um tipo de espião do coração capaz de detectar reações e alterações cardiológicas que outros exames não detectam.  

Temp Temp Temp Temp