Temp

Sábado tem Especial 50 anos “Nasce o MIS” e live sobre "Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição”

- 28 de maio de 2020

A edição especial do programa Pontos MIS deste sábado (dia 30) traz uma sessão de cinema on-line seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, em comemoração os 50 anos do Museu com a exibição do curta experimental Nasce o MIS (Dir. Eduardo Leone, Brasil, 1970, 12 min, livre), por ocasião da inauguração da instituição. O programa MIS em Casa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e o Museu da Imagem e do Som.

O filme reflete sobre a criação do Museu Imagem e do Som em paralelo à transformação da cidade de São Paulo nos anos 1970 e dos avanços tecnológicos de suporte de imagem e som. A partir de um olhar experimental, o curta documenta as perspectivas de uma instituição que deve salvaguardar a memória do Estado de São Paulo por meio da imagem e do som, justamente no momento em que estes suportes determinam uma efervescência cultural e um olhar de contracultura sobre o presente.

Participaram da realização do curta alunos da recém-fundada faculdade de cinema da Universidade de São Paulo como Eduardo Leone (direção), Ismail Xavier (montagem) e Marília Franco, assinando como Marília Aires (assistente de direção).

Após a exibição do filme, que será veiculado no YouTube do MIS, acontece um bate-papo com Patricia Lira, supervisora da área de acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o cineasta e professor de cinema André Fratti e Valquíria Prates, curadora e pesquisadora.

Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição
O MIS celebra 50 anos nesta sexta-feira (dia 29) e o público ganhará um super bate-papo, às 20h, ao vivo sobre “Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição”. Para marcar o aniversário, uma programação especial do #MISemCasa (ação virtual do museu com conteúdo diário inédito) traz uma live sobre a mostra de maior sucesso do MIS, realizada em 2014 em parceria com a TV Cultura.  Participam do debate atores que fizeram parte do elenco da série como Angela Dip e Pascoal da Conceição, e a mediação fica por conta de André Sturm, curador da exposição e ex-diretor do MIS.

Entre julho de 2014 e janeiro de 2015, o MIS apresentou a mostra “Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição”, uma homenagem ao programa infantil da TV Cultura que em 2014 completou 20 anos do início de sua veiculação. Concebida pela equipe do Museu da Imagem e do Som com apoio da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a mostra prestou um tributo ao programa que é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. A exposição é a mais visitada da história do MIS com mais de 410 mil visitantes.

Além do bate-papo, a partir do dia 29 o público poderá rever a exposição acessando um tour virtual 360° e relembrar todos os ambientes e emoções da mostra.

Acervo virtual
Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado pela internet. No acervo on-line, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os conteúdos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

Temp Temp