Temp

Crianças se encantam com espetáculos gratuitos no TMB

- 28 de maio de 2017

Os alunos das Emefs Alcino Francisco de Souza, Wandeir Ribeiro, Maria Elisa Chalupe e Nestor de Camargo tiveram um dia diferente, na quarta-feira, 24. Eles saíram da rotina, foram ao Teatro Municipal de Barueri e assistiram aos espetáculos “No curso do Rio” e “Bonecos, Ritmos e Música”, da Cia Bonecos Urbanos. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura e Turismo.

As crianças não escondiam a ansiedade enquanto aguardavam a autorização para entrarem ao auditório.

Valendo-se da mágica do teatro de bonecos, a montagem do “No Curso do Rio” aproxima o público do teatro de animação e incentiva a prática da leitura e também a preservação da natureza. Durante os espetáculos as crianças interagiam com os atores e completavam a frase “Lugar de lixo é no... Lixo”, além de receberem orientações a respeito de gentileza e cuidados com animais e o meio ambiente.

O espetáculo “Bonecos, Ritmos e Música”, apresentado no período da tarde e também interativo, mostrou personagens do dia a dia de uma metrópole. Sempre usando linguagem lúdica e educativa, ressaltando a diversidade das grandes cidades e totalmente musical, misturando vários ritmos.

Muitas crianças não conheciam o Teatro de Barueri ou nunca haviam assistido a um espetáculo teatral. “Essa é a minha primeira vez aqui, eu nunca tinha assistido a uma peça de teatro, fiquei super ansiosa. Eu adorei. Foi muito divertido ver os bonecos conversando”, afirmou Lorenna Pereira, 6 anos ,da Emef Alcino Francisco de Souza.

Já Isabelli Santos, 6 anos, demonstrou intimidade com o teatro: “Eu adoro teatro, já assisti Turma da Mônica, Sininho e hoje estou aqui com minhas amiguinhas da escola”.

Myrian Rosa Campos, do Departamento de Projetos Pedagógicos, comentou a respeito da parceria entre as secretaria de Educação e de Cultura e Turismo. “É extremamente importante essa parceria, queremos fazer muito mais. As crianças adoraram e o que eles aprenderam hoje durante o espetáculo será transformado em atividades escolares, além de os alunos falarem durante muito tempo a respeito dessa peça”.

A peça foi inspirada no livro “Rosinha Minha Canoa”, do escritor José Mauro Vasconcelos, autor de clássicos como “Meu Pé de Laranja Lima”. O texto foi escrito a partir de uma discussão com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação, como estímulo para leitura, destinado a crianças de 3 a 10 anos.

 

Temp Temp