Temp

Educadores de Barueri participam de oficina de fantoches reciclados

- 28 de maio de 2017

Os atores da Cia de Bonecos Urbanos, além de apresentarem dois espetáculos teatrais para os estudantes de Barueri, na quarta-feira, 24, realizaram também uma Oficina de Fantoches Reciclados para 30 educadores da cidade, numa parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo.

A Oficina foi realizada na biblioteca Luiz Fernandes, na Aldeia de Barueri, com duração de 8 horas.

Segundo Eduardo Alves e Rubinho Louzada, ex-integrantes do programa Cocoricó da TV Cultura e fundadores da Cia Bonecos Urbanos, “a ideia é capacitar e criar agentes multiplicadores (professores e arte educadores), estimulando o seu potencial artístico, a criatividade e a coordenação de fantoches; transformando o lixo doméstico em bonecos para brincar, contar história ou simplesmente compor o seu ambiente”.

Andreia Torelli, uma das participantes da Oficina comentou: “Eu adorei. Vou levar para a comunidade o que aprendi, além do material utilizado ser sobra do que utilizamos em casa como, caixa de ovo, filtro de café usado, jornal entre outros. O melhor é que ainda pode ser uma fonte de geração de renda”.

É só ter uma imaginação criativa para produzir os bonecos de fantoches, utilizando material reciclável e, o mais importante, auxiliando na preservação do meio ambiente. Podem ser aproveitados na atividade garrafas de minipets (pitchulas), tampas plásticas, cola branca, fita crepe, retalhos de tecidos, jornal velho e filtro de café usado.