Temp

Barueri é primeira no Brasil em Governança e Economia

- 28 de junho de 2017

Foto: Benjamim Sepulvida


A Exame.Com publicou o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, que elenca as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do país. Na lista, Barueri aparece na 13ª posição.

O estudo aponta as cidades que conseguem aliar inteligência e tecnologia em diversos aspectos, como urbanização e meio ambiente. Na segmentação dos critérios de avaliação, o município barueriense aparece em primeiro lugar tanto no quesito “Governança” quanto em “Economia”.

Governança e Economia

Em “Governança”, o que levou Barueri ao topo são os indicadores acima da média no índice Firjan e na escala Brasil Transparente, além do maior investimento em saúde entre as cidades analisadas e o segundo maior em educação.

Já o pioneirismo barueriense em “Economia” deve-se ao maior PIB per capita de todas as analisadas, além do polo de empregos nos setores de serviços, negócios, logística e indústria.

Retomando o desenvolvimento

Os resultados do estudo foram apresentados no Fórum Connected Smart Cities, realizado na semana passada, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Responsável pela pasta que trata dos setores de Indústria & Comércio na Prefeitura de Barueri, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Joaldo Rodrigues (Magoo), recebeu os dois troféus em nome do município, na quarta-feira (dia 21).

“Barueri está entre as cidades mais inteligentes, mas estamos retomando o desenvolvimento e vamos reconquistar as posições que perdemos em relação ao ano passado. Com a capacidade gestora de solucionar as demandas que se apresentam, nossa expectativa é que no ano que vem o resultado seja ainda mais positivo”, comentou Magoo.