Praça das Artes de Barueri vai atender 10 mil pessoas por mês em oficinas

- 28 de junho de 2019

A Praça das Artes de Barueri, em construção no bairro Boa Vista, já tem 80% da parte estrutural já concluída. Na quarta-feira (dia 26), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, acompanhado pelos secretários Roberto Piteri (Obras) e Jean Gaspar (Cultura e Turismo), assistiu à apresentação do andamento das obras.

O evento recebeu ainda a participação de Ruy Ohtake, arquiteto do projeto. Foi feita uma demonstração, em vídeo, sobre a fase atual de construção, modelo de execução e explicações de como ficará a Praça das Artes. A apresentação foi conduzida por Reinaldo Kalil, presidente da diretoria da Lopes Kalil Engenharia. “Essa é uma obra muito importante, uma mudança no patamar da Lopes Kalil”, enfatizou o presidente da empresa responsável pela construção.

A previsão de entrega é no primeiro semestre de 2020. Neste link é possível acompanhar a projeção virtual da obra em datas futuras.

Para o prefeito Rubens Furlan, projetos como este são para que as pessoas de hoje e do futuro possam ser felizes em Barueri e que tenham equipamentos necessários para uma boa formação. “Essa obra não é simplesmente um teatro. Por aqui passarão mais de 10 mil crianças, jovens e adultos por mês, fazendo um trabalho, um aprendizado extracurricular. É um projeto de vida para os nossos jovens. Um projeto cultural para todo o estado de São Paulo”, afirmou. “Estamos investindo neste projeto para valorizar a cultura de Barueri e de toda a região, a cultura da nossa juventude."

Complexo Cultural
Considerada como o novo cartão postal de Barueri, a Praça da Artes oferecerá mais opção de música, teatro, artes e dança à população. O endereço é conhecido da maioria: ruas Ministro Raphael  de Barros Monteiro, Presidente Artur da Costa e Silva (ligação com a rua da Prata), Paulo Arruda Bacarat e Irmã Gilda da Silva.

O equipamento está sendo erguido no quarteirão onde ficava o TMB (Teatro Municipal de Barueri) e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda. O local passará a ser um moderno, atrativo e espaçoso complexo cultural.

O prédio terá infraestrutura sustentável (água e energia), pavimento térreo, mezanino e mais 4 pavimentos em terreno de 12.098,28 m² com área construída de 20.807,41 m².

A Praça das Artes terá novas instalações como área para acessibilidade, elevadores e rampas de acesso, restaurante e lanchonete e espaço criança com brinquedos interativos. Ampliará o atendimento aos alunos das Oficinas Culturais em um projeto referência no Brasil. “Teremos aqui um teatro preparado com esforço, com uma das melhores acústicas e urdimentos do Pais. Um projeto feito e pensado com muito cuidado, que entrará para a história do Estado de São Paulo”, destacou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri.

Novo teatro
O novo teatro de Barueri ficará agregado à praça das Artes. O espaço para espectadores será aumentado de 620 para 938 pessoas. Terá dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração.

Outras instalações
O estacionamento passará de 10 para 400 vagas, o número de salas subirá de uma para 32.  O projeto contará também com duas salas de aula de teatro, 6 salas de aulas para dança, 12 salas de aula para oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos; 16 salas de aulas para música (futuro conservatório de Barueri) e oficinas de artesanato.

A Praça de Artes terá espaços multiculturais, onde ficará a sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pinacoteca e do espaço criança com brinquedos interativos, abrigará a biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp