
Barueri recebe teatro móvel com projeto cultural neste fim de semana
- 28 de julho de 2017
A Caravana do Abaré 20 anos Emcena chega ao município de Barueri com seu teatro móvel, um contêiner com uma grande tenda adaptada, neste sábado e domingo (dias 29 e 30). O projeto será instalado no Jardim Paulista (no pátio da UBS Hélio Berzaghi) e irá realizar durante os dois dias oficinas, contação de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, sessão de cinema e muitas outras atrações. A programação começa sempre a partir das 15h e vai até 21h.
Nos últimos 10 anos, o projeto já percorreu mais de 350 cidades em todo o país, atendendo mais de um milhão e meio de pessoas. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 500 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os presentes, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito.
O projeto é realizado pela Companhia Abareteatro, por meio da Lei de Incentivo – Lei Rouanet – do Governo Federal, e conta com o patrocínio da Comgás. A visita a Barueri tem também o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Ao todo serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, aliados à tecnologia de luz e som, proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento em um evento único, que valoriza a cultura popular, o artista nacional e garante boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.
“Estes últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul de país estão sendo muito gratificantes, tanto pela troca de experiências como também pela absorção de conhecimento das tradições e da rica cultura de cada localidade. Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura para onde a população está localizada. O mais importante é que estamos consolidando um verdadeiro projeto de confraternização e reencontro do povo com sua própria cultura. Temos notado que crianças, adolescentes e adultos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de gestos de carinho ao reviver a criança que existe dentro de cada um. E sempre ao final, agradecidos, retribuem aplaudindo entusiasticamente todos os eventos”, conclui Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto.