Crimes caem 27% e Barueri tem o 1º semestre mais seguro em 6 anos

- 30 de julho de 2017

Desde 2011, a cidade de Barueri não esteve tão segura como nos dias atuais. Conforme estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a soma de crimes contra o patrimônio (roubos, furtos e veículos subtraídos) no primeiro semestre de 2017 foi menor do que no mesmo período dos últimos 5 anos. Com relação ao ano passado, a redução foi de 27%.

“Barueri foi a única cidade da região a diminuir estas ocorrências pelo sexto mês consecutivo. E a tendência é que os crimes continuem em baixa no município, pois ampliamos o número de câmeras do videomonitoramento e estamos em fase de integração ao Detecta”, informou Regina Mesquita, secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, citando o programa estadual de compartilhamento de informações captadas por câmeras inteligentes de várias regiões.

Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, os dados também apontam queda nas ocorrências de furto (-40,7%), furto de veículo (-33,3%), roubo (-29%) e roubo de veículo (-11,1%).

Menor número de veículos subtraídos da história
O primeiro semestre de 2017 ainda foi o melhor, desde que as estatísticas passaram a ser computadas (em 2002), no quesito veículos roubados ou furtados. A quantidade de automóveis subtraídos na cidade nunca foi tão baixa e ficou 46% abaixo da média do período.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, Marcus Aparecido Guedes Ramos, destaca que o modo de atuação da corporação é definido de forma estratégica de acordo com os índices de criminalidade. “Com as operações Bairro Seguro, a Guarda ampliou sua presença em todas as regiões da cidade. Mas também fazemos operações em conjunto com as demais forças de segurança”, relatou.