Parque da Maturidade no palco do TMB

- 30 de julho de 2017

Companhia Teatral Alpha do Parque da Maturidade. Este é o nome do grupo de teatro que, em agosto, estreará no palco do Teatro Municipal de Barueri. Os 15 atores do Parque da Maturidade José Dias da Silva encenarão “O Auto da Barca do Inferno”, alegoria dramática representada pela primeira vez em 1531. A peça é a primeira parte da trilogia das Barcas e retrata a sociedade de Lisboa do século XVI. Com assuntos relacionados aos dias atuais, a peça é muito mais que o julgamento das almas e passou por uma adaptação do texto para que as falas ficassem mais contemporâneas.

Ensaiados pela professora Aline Guimarães, o elenco é composto de maiores de 60 anos, todos frequentadores do Parque. Segundo a professora, que é formada em artes cênicas, é a primeira vez que o texto é interpretado apenas por idosos.

A escolha da peça foi feita pelos próprios idosos, que já tinham aulas de teatro no Parque há cerca de 5 anos. O grupo ensaia três vezes por semana e está pronto. “Como atriz e professora, digo que eles são muito bons”, relata Aline. Ela explica também que o fato de ser muito mais jovem do que eles, é um fator positivo. “Eles têm outras referências de teatro e essa divergência de idade enriquece a ambos, pois agrega conhecimento e experiência para os dois lados.”

“O Auto da Barca do Inferno” será exibida no Teatro Municipal de Barueri, no dia 9 de agosto, às 19 horas. A entrada é franca.

Paraíso dos Idosos
Aos poucos, mas de forma efetiva, o Parque da Maturidade José Dias da Silva vem retomando as atividades e criando novas opções para os cerca de 4 mil cadastrados. O complexo pertence à  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social  e é  destinado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos,  moradores de Barueri.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, apresentar-se para um grande público pela primeira vez será um marco para os idosos. “É a prova de que é possível envelhecer de forma ativa e saudável, partilhando experiências e vivências que só a maturidade traz”, destaca.