Temp

Barueri já vacinou mais de 80% do público prioritário contra tríplice viral e poliomielite

- 28 de agosto de 2018

Faltando uma semana para o encerramento da campanha de vacinação que está imunizando contra tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e poliomielite (paralisia infantil), Barueri já vacinou mais de 80% do público prioritário – crianças de um a quatro anos.

Até o dia 23 de agosto, o município já tinha vacinado 81,12% de crianças contra a poliomielite e 79,58% contra a tríplice viral. Isso dá um total de 25.762 doses administradas pela Secretaria de Saúde.

O município está bem adiantado com relação ao Estado, que contabiliza 67,27% de vacinas aplicadas contra a poliomielite e 65,11% contra a tríplice viral, somando, ao todo, 222.554 doses até o momento.

A meta é vacinar pelo menos 95% do público prioritário até o final da campanha, que segue até o dia 31 de agosto nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A Saúde está vacinando não apenas crianças, mas também adultos nascidos após 1960 que nunca foram imunizados contra as referidas doenças.

Vacine suas crianças
Embora a cobertura vacinal na cidade esteja perto de atingir a meta, os números com relação a determinadas faixas etárias preocupam.

Com relação a poliomielite, apenas 50,16% das crianças com um ano de idade foram vacinadas até agora. É o pior índice em comparação às outras faixas etárias (dois, três e quatro anos), cuja cobertura vacinal passa dos 90%.  O quadro é ainda pior nessa mesma faixa etária com relação à tríplice viral: apenas 46,45% foram vacinados até o momento.

Os profissionais de saúde apelam para que os pais não deixem seus filhos sem o imunológico, já que isso os expõe a diversos riscos, inclusive de morte.