Funcionalismo estuda formas de aprimorar coleta seletiva nos prédios públicos

- 28 de agosto de 2018

Na quarta-feira (dia 22), a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri promoveu o 6º Encontro das Comissões Internas de Coleta Seletiva. A reunião acontece todos os semestres para engajar cada vez mais o funcionalismo na missão da correta separação dos resíduos acumulados nos prédios públicos, além de incentivar a criação de novos e melhores hábitos ambientalmente responsáveis na rotina da municipalidade.

O Encontro aconteceu no auditório do Senai Barueri e reuniu dezenas de servidores públicos vindos de todas as secretarias e órgãos municipais. Divididos em grupos que foram se revezando, os presentes discutiram formas de aprimorar a coleta seletiva internamente.

Os grupos expuseram as maiores dificuldades encontradas dentro de seus ambientes de trabalho no que tange à coleta seletiva e trouxeram sugestões de como essas dificuldades podem ser sanadas. No final, todos os apontamentos foram discutidos e analisados, gerando ainda mais comprometimento de todos.

Recepção calorosa
Ao chegarem, os membros das comissões foram recepcionados pelo diretor do Senai Barueri, Elcio de Souza, que cedeu o espaço para o Encontro. Ele reafirmou a parceria com a Prefeitura, dizendo que as portas da instituição estão sempre abertas.

Em seguida, a diretora do Departamento de Planejamento Ambiental da Sema, Yara Garbelotto, contou um pouco das políticas públicas de coleta seletiva instituídas por Barueri. “O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Lixo existe em Barueri desde 2002, quando da publicação da Lei 1.320. Naquela época, o município estava encerrando as atividades de um lixão com mais de 30 anos de uso e também colaborando na criação de uma cooperativa para triagem dos materiais recicláveis que começariam a ser separados na cidade”, afirmou Yara.

“Nestes últimos anos avançamos bastante com este trabalho e, em 2014, a publicação do decreto 7.796 regulamentou a separação de recicláveis nos prédios públicos municipais, instituindo uma Comissão Municipal e as comissões internas em todas as secretarias”, lembrou a representante da Sema.

Em seguida, o presidente da Cooperyara (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem do Município de Barueri e Região), Elizeu Félix, pediu o apoio e o comprometimento de todos, frisando o quanto a separação dos resíduos é importante para a manutenção das 52 famílias que trabalham na cooperativa atualmente. Ele mostrou um pouco do que é feito no local e se dispôs a ajudar no que for preciso.

Finalmente, o presidente da Comissão Municipal para Coleta Seletiva, Geovane Bassan, apresentou algumas iniciativas realizadas por algumas secretarias nesse último semestre e a criação de novos dispositivos de coleta em alguns órgãos municipais.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp