Guia de Arborização Urbana de Barueri está disponível para download

- 28 de setembro de 2018

Elas embelezam as ruas e proporcionam sombras; têm papel fundamental para a manutenção da qualidade do ar e do lençol freático; fornecem oxigênio; auxiliam na diminuição da temperatura; direcionam o vento; amortecem o som. As árvores são importantíssimas em qualquer ambiente, especialmente nas áreas urbanas, já que equilibram a ação do homem.

É para mostrar a importância de preservar o verde nas cidades e orientar sobre as condições técnicas ideais para tê-las por perto que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), está disponibilizando para download o seu Guia de Arborização Urbana.

Disponível a todos os interessados e com uma linguagem simples e didática, o Guia pode ser baixado no site da Prefeitura, CLICANDO AQUI.

Ele traz orientações sobre a importância da arborização urbana para a qualidade de vida nas cidades e incentiva o plantio, desde que sob as condições e normas corretas, tanto para a saúde das árvores quanto para a mobilidade humana.

“Esse guia é uma forma de democratizar ainda mais as informações relativas à arborização. Estamos disponibilizando em arquivo digital porque, além de ecologicamente responsável, torna-se acessível a todos, além de estar em uma linguagem clara e agradável, bem fácil de entender”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu.

O documento de 33 páginas traz informações sobre as funções das árvores nos espaços urbanos, quais espécies são as mais recomendadas no município, especificações técnicas, as espécies nativas mais indicadas, como saber se a sua calçada possui as condições para receber uma muda, as formas corretas de plantio e seus critérios etc. Além disso, é possível conferir também os cuidados que as árvores exigem e até receitas para combater pragas e doenças.