Temp

Dengue: é hora de reforçar o combate ao mosquito

- 28 de novembro de 2016

Não é porque a dengue não tem feito parte do noticiário é que o cidadão deva se descuidar do combate à proliferação do mosquito transmissor da doença. As chuvas típicas da primavera são o motivo para se reforçar a atenção contra o acúmulo de água em recipientes, ambiente perfeito para que o Aedes aegypti deposite suas larvas e crie novos mosquitos.

Após a primavera, o ciclo de crescimento do mosquito fica mais perigoso justamente na próxima estação – o verão, quando os números da dengue de fato começam a aparecer. Vale destacar que o combate ao inseto é a forma mais eficaz de prevenir a contaminação por dengue.

O mosquito “nasce” sem o vírus – mas se picar uma pessoa infectada, todas as pessoas picadas pelo mesmo mosquito são contaminadas. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. 90% dos focos de ovos do mosquito da dengue estão em casas, varandas, quintais e jardins, e não nas ruas. E para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

A recomendação é manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Vale também lembrar que o Aedes aegypti transmite o zika vírus e a febre chikungunya. Caso queira denunciar possíveis focos do mosquito, ou obter mais informações sobre o trabalho contra a dengue em Barueri, ligue para 4198-0424, 4706-1011 e 0800-7717207.

Clique e leia a reportagem completa no Diário de Barueri (página 12).