Demutran age para garantir uso racional do espaço público

- 29 de março de 2017

Assim como outros órgãos de fiscalização, muitas vezes o Demutran de Barueri (que pertence à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana) só é lembrado quando o assunto é multa de trânsito. Mas a realidade é bem diferente, os agentes que compõem a corporação realizam diariamente, faça chuva ou faça sol, uma série de ações para garantir mais fluidez e segurança ao tráfego de veículos e pedestres.

Citando a queda de 37% nas multas aplicadas neste ano (na comparação do primeiro bimestre de 2017 com o mesmo período de 2016), o coordenador de Trânsito, Edson Orrin, explica que o maior desafio do Demutran é administrar a grande demanda de veículos que Barueri recebe de seis cidades vizinhas, incluindo São Paulo.

“Dispomos de 15 pontos de entrada. Considerando somente Alphaville e Tamboré, das 7 às 10 horas adentram 54 mil veículos. Somando à frota interna, totalizamos mais de 300 mil veículos circulando diariamente pelos 64 quilômetros quadrados de área municipal”, relata Orrin. “Nosso objetivo principal é orientar os motoristas para termos mais segurança e fluidez no trânsito.”

E para essa engrenagem não travar, o Demutran conta com 147 agentes, que são divididos em núcleos com variadas funções.

Núcleos

O Núcleo de Serviços Administrativos (NSA) atua na retaguarda controlando todos os processos e trâmites regulatórios. O Núcleo de Operações e Planejamento (NOP), além da parte operacional com apoios em eventos e intervenções viárias, também fiscaliza veículos em estado de abandono – somente neste ano (até semana passada), foram recolhidos das vias 182 veículos abandonados.

O Núcleo de Vistoria Técnica (NVT) é responsável por elaborar estudos e projetos de mobilidade urbana e implantação de sinalizações. A vistoria e a fiscalização do transporte de estudantes são realizadas pelo Núcleo de Transporte Escolar (Nute).

Já o Núcleo de Educação de Trânsito (NET) busca formar um cidadão consciente do uso racional do espaço público. Para atingir da base à fase adulta, desenvolve projetos nas escolas desde a educação infantil até o EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de campanhas publicitárias e palestras em empresas e organizações.

Mais fluidez

Todos estes núcleos do Demutran atuam de forma integrada e um exemplo deste entrosamento aconteceu neste mês. Os agentes iniciaram pelas manhãs uma operação de trânsito na rotatória da Rua da Prata com a avenida Marginal Esquerda, próximo à ponte de acesso a Alphaville. Enquanto o operacional efetuava o controle dos fluxos, o NVT já providenciou a proibição (das 6 às 9h, durante a semana) do estacionamento e da parada do lado direito da via, para garantir mais uma faixa de rolamento.

O resultado é um sucesso e vários elogios chegaram à caixa de e-mails do órgão. “A mudança realizada entre a rua da prata e Alphaville foi muito positiva. O transito está mais ameno”, escreveu uma motorista que trabalha em Santana de Parnaíba no ramo de comunicação multimídia.

Procedimento semelhante foi adotado na rua Werner Goldberg, ao lado do Parque Municipal. Para o trânsito fluir melhor nos horários de pico, o Núcleo de Vistoria Técnica elaborou projeto de sinalização para aumentar uma faixa de rolamento em cada sentido de acordo com o fluxo de veículos.

A sinalização já foi implantada ontem (terça-feira, dia 28) e durante a manhã (das 6 às 8h) estão proibidos o estacionamento e a parada no sentido Hospital Municipal, da estrada dos Romeiros até a rua Ângela Mirela. À tarde /noite (das 17 às 20h), a proibição é no sentido inverso – da rua Urano até a estrada dos Romeiros.