Via Parque é liberada e opera de ponta a ponta

- 29 de agosto de 2017

Considerada como uma das maiores obras de mobilidade urbana da história de Alphaville e Tamboré, a Via Parque já está operando de ponta a ponta em toda a sua extensão que margeia o Rio Tietê. Na segunda-feira (dia 28), foi liberado oficialmente ao tráfego o novo trecho duplicado (soma de 2.760 metros de comprimento), entre a avenida Andrômeda, em Barueri, e a avenida Dr. Yojiro Takaoka, em Santana de Parnaíba.

As obras foram executadas pelas duas cidades em parceria com o Governo do Estado. E na liberação, estiveram presentes o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, e o vice Roberto Piteri; o prefeito e vice, Elvis Cezar e Oswaldo Borelli, ambos de Santana de Parnaíba. Também compareceram ao local, trecho da via em frente ao Parque Ecológico Tietê, a deputada federal Bruna Furlan e vereadores e secretários dos dois municípios.

O trecho de Barueri soma 1.160 metros de extensão.  Passou a contar com duas faixas em cada sentido, teve remanejamento de postes de concreto para espaço lateral, ao lado da Área de Preservação Permanente (APP), e implantação de postes ornamentais (no canteiro central), sem fiação aérea, para uma moderna e mais eficiente iluminação em LED.

Satisfeito pelo projeto concluído, o prefeito Rubens Furlan lembrou que a obra chegou a ficar parada por interferências no trecho. “Foi retomada, conseguimos resolver os problemas ambientais e, graças a Deus, deu tudo certo. Missão cumprida”, comemorou o prefeito de Barueri, reforçando que não existe divisa entre Santana de Parnaíba e Barueri. "Então, tem de se ter uma via bonita”.

A Via Parque tem como objetivo oferecer mais opção ao motorista e reduzir o fluxo de veículos em Alphaville, nos horários de pico. “Beneficia a alameda Mamoré e tira todo o corredor da alameda Rio Negro”, destacou Furlan. Além disso, segundo o prefeito, facilita para quem sai da rodovia Castello, pois, poderá acessar a alameda Xingu e já entrar na Via Parque (sentido Santana de Parnaíba). Na volta, passa pela avenida Dr. Dib Sauaia Neto e já chega ao trevo e à marginal da Castello Branco. "O fluxo deixa de fazer parte da vida de quem passa por dentro de Alphaville. Com isso, resolvemos parte do grande problema do trânsito.”

Para o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, além de tirar o trânsito de dentro de Alphaville, a Via Parque dará condições às empresas de gerarem empregos, melhorar a qualidade de vida para os moradores e atrair novos recursos para a região. “É uma obra para proporcionar fluidez no trânsito como nunca vista antes. Nos tempos atuais, a solução para os problemas se resolve com as políticas públicas. Agradeço a todos que contribuíram para fazermos essa obra", comentou.

Novidades
Já a deputada federal Bruna Furlan disse que a Via Parque era esperada pela comunidade e que veio ao encontro dos anseios da população de Alphaville e região. "Quero parabenizar os prefeitos Rubens Furlan e Elvis Cezar pela parceria entre as duas prefeituras”, ressaltou a parlamentar, acrescentando também que irá solicitar ao Governo do Estado a instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para desafogar o trânsito na região.

Além da duplicação, a Via Parque terá arborização e poderá ter uma ciclovia, às margens do Rio Tietê, conforme prevê o Poder Executivo. “Estamos com a reivindicação dos ciclistas da comunidade que estão pedindo mais respeito e uma atenção especial para a adaptação da ciclovia que usarão tanto para o lazer quanto para ir ao trabalho”, finalizou Bruna Furlan

O novo trecho da Via Parque, em Barueri, complementa-se com a primeira etapa já existente de 1.100 metros de extensão, até a avenida Dr. Dib Sauaia Neto, com acesso à Estrada da Aldeinha e à nova ponte Akira Hashimoto (ligação Aldeia de Barueri/ Alphaville) e a Osasco pela avenida Piramboia.