Temp

Nutricionistas da rede contribuem cada vez mais com consciência alimentar da população

- 29 de agosto de 2019

Foi na rede pública de saúde de Barueri que a fotógrafa Martha Beatriz Pacce, de 56 anos, colocou em prática a sua reeducação alimentar. Desde 2016, quando descobriu que estava com altos índices de colesterol e triglicérides, ela faz acompanhamento periódico com a nutricionista da Unidade Básica de Saúde (UBS) Amaro José de Souza, no Jd. Mutinga.

“Obtive muitos benefícios: mudança de hábitos alimentares, tais como comer e beber água regularmente, ingerir alimentos  nutritivos, seguir a dieta restritiva a fim de ter colesterol e triglicerídeos em níveis satisfatórios. Enfim, tive uma mudança significativa na minha alimentação diária”, afirma a paciente. Para Martha, a atuação dos profissionais de nutrição na Atenção Básica é primordial: “assim teremos uma população mais saudável a curto, médio e longo prazo”, diz.

A nutricionista e coordenadora da equipe na Atenção Básica, Daniele Menezes Teixeira, concorda, ainda mais quando se pensa nos novos hábitos alimentares da sociedade e suas consequências.

“Diante da transição epidemiológica (aumento das doenças crônicas não transmissíveis - DCNT), demográfica e nutricional (aumento do consumo de ultra processados e baixo consumo de frutas, legumes e verduras) e considerando o papel da alimentação como fator de proteção ou de risco para a ocorrência de grande parte das doenças e mortes, a atuação do nutricionista através das ações de alimentação e nutrição no âmbito da Atenção Primária em Saúde é essencial para a prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria geral das condições de vida da população”, destaca Daniele

Barueri dispõe desses especialistas desde 1997 e eles estão presentes em sete unidades de referência: UBS Hélio Berzaghi no Jd. Paulista, UBS Hermelino Liberato Filho, no Jd. Belval, UBS Vince Nemeth, no Jd. Audir, UBS Amaro José de Souza, no Jd. Mutinga, UBS Pedro Izzo, no Jd. Esperança, UBS Dr. Adauto Ribeiro, no Pq. Dos Camargos, e  UBS Armando Gonçalves de Freitas, no Pq. Imperial.

Conforme explica Daniele, os nutricionistas da rede atuam em atendimentos individualizados, em grupo e também no Programa de Assistência Domiciliar (PAD). Nas UBSs, somente os nutricionistas realizam mais de 2.200 atendimentos ao mês, voltado tanto a adultos quanto a crianças. As consultas ocorrem por meio de encaminhamento médico e as questões mais comuns são relacionadas a sobrepeso, obesidade e doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e dislipidemias.

No dia 31 de agosto a categoria comemora o Dia do Nutricionista. Os profissionais de Barueri se reunirão na Câmara Municipal para uma manhã de palestras e confraternização.

Temp Temp Temp