Temp

Profissionais e estudantes de saúde recebem capacitação em diabetes por Barueri 

- 29 de novembro de 2017

Oferecer ao paciente diagnosticado com diabetes o tratamento mais amplo e completo possível garante não apenas o controle da doença, mas também uma melhor qualidade de vida a essa população. E foi com esse objetivo que Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o “II Curso Multidisciplinar de Atualização em Diabetes”, ofertado a profissionais de saúde das mais diversas especialidades e também para estudantes da área de toda a região.  

Gratuito, o curso faz parte da agenda do Novembro Azul, que tratou da saúde do homem em diversos aspectos, inclusive com relação ao diabetes. A doença ganhou atenção em novembro, já que no dia 14 comemora-se o Dia Mundial do Diabetes.  

A capacitação, que ocorreu durante toda a manhã do sábado (dia 25) na Câmara Municipal de Barueri, foi realmente multidisciplinar. Ela abordou o tratamento do diabetes de forma bastante ampla, sendo conduzido por profissionais de diferentes especialidades dentro da saúde para, justamente, oportunizar tratamentos mais completos e humanizados. 

Diabetes sob diversos ângulos 

“Construção do serviço e acesso no SUS para o paciente com diabetes” e “Cuidados farmacêuticos, monitorização e resultados” foram dois dos temas trabalhados por Karla Fabiana Santana M. C. Fagundes, doutora em medicina e membro da equipe médica de diabetes e do Núcleo de Excelência em Atendimento ao Diabético do Hospital das Clínicas da USP. 

“Aspectos psicológicos no tratamento do paciente com diabetes” foi o tema desenvolvido por Lygia C. Amorim de Castro, especialista em psicologia clínica e educadora em diabetes. Já a “Atuação do serviço social na primodescompensação diabética na urgência e emergência” foi discutido por Cleomaria Jesus Marques, especialista em gestão em saúde.  

“Como orientar a alimentação do paciente com diabetes” foi ensinado pela nutricionista e educadora em diabetes da Roche, Clara Trippo. E para finalizar, a enfermeira, educadora em diabetes e especialista em gestão em saúde, Francesca Alves M. da Gama, falou sobre a “Trajetória do serviço de educação em diabetes e saúde do homem da Coordenação Geral de Assistência Especializada no Município de Barueri”. 

Compareceram ao curso quase 80 pessoas entre profissionais e estudantes. Todos receberam certificados de participação. O evento recebeu o apoio dos laboratórios Sanofi e Roche. 

Temp Temp