Temp

Modernos e tecnológicos, bonecos para treinamentos chegam ao PS do Imperial 

- 30 de janeiro de 2018

Nada melhor do que se sentir em boas mãos, não é mesmo? Especialmente quando se recorre aos serviços de saúde. É para garantir essa segurança aos seus pacientes que o Pronto-Socorro do Parque Imperial José Agostinho dos Santos investiu em novos e modernos bonecos especialmente destinados ao treinamento de atendimentos diversos e emergências. Os manequins, dotados de alta tecnologia, chegaram em janeiro deste ano. 

A compra inclui dois bonecos e dois membros, sendo um manequim adulto de torso simples para treinamento prático em reanimação cardiorrespiratória; um manequim bebê simulador para treino em RCP com luzes de controle; um braço adulto para treino de injeção em músculo deltoide e veias; e um braço de punção venosa pediátrica avançada.  

Todas as peças possuem características anatômicas fiéis, com textura de pele e desenvolvidas para os treinamentos, que são constantes. O PS possui até um Núcleo de Educação Permanente (NEP) para garantir que as equipes recebam sempre atualizações, especialmente médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.  

Experiência real 

O manequim bebê, por exemplo, desenvolvido para treinamento de assistência pediátrica em reanimação cardiopulmonar, contém dispositivo interno tipo mola, sensor eletrônico, gerenciador de RCP com luzes de advertência indicando a correta e incorreta posição das mãos e força aplicada durante as compressões torácicas. Ele também dispõe de luzes de advertência indicando o volume de ar insuflado durante as ventilações.  

O modelo de dorso adulto apresenta traços das clavículas, esterno, costelas e mamilos, servindo como ponto para o correto posicionamento das mãos durante as manobras de compressões torácicas, possibilitando o movimento de hiperextensão de cabeça pra abertura das vias aéreas, visualização da expansão do tórax e avaliação das pupilas em estado de midríase e miose. Também possui mola calibrada e sensor eletrônico interno que favorece a indicação sonora referente a profundidade das compressões.  

Atendimentos mais assertivos 

“Quando a equipe multiprofissional é treinada e capacitada para oferecer ao usuário uma assistência com qualidade, observa–se que há uma mudança de hábitos, atitudes e comportamentos individuais e em grupos. O profissional se sente motivado e seguro para a realização da assistência ao paciente. Em contrapartida, os pacientes são beneficiados com o conhecimento adquirido pelos profissionais, trazendo aos mesmos segurança no atendimento”, explica a responsável pelo NEP no PS do Imperial, Silvia Sobral.  

O Núcleo promove treinamentos periodicamente ao longo de todo o ano. O PS do Imperial foi inaugurado no final de setembro de 2017, no entanto, os treinamentos já ocorrem desde o início das atividades. O objetivo é que 100% dos profissionais passem por eles. Os cursos são ministrados por especialistas em urgência e emergência sob supervisão e acompanhamento do NEP.