Temp

HMB promove 2ª Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente

- 30 de julho de 2019

Entre os dias 22 e 26 de julho, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) realizou a segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) com temas voltados para saúde física e emocional do colaborador. 

Na segunda-feira (dia 22), pela manhã, a abertura oficial do evento foi feita na entrada do hospital com a participação da banda da Guarda Civil Municipal de Barueri. Na parte da tarde, o agente de trânsito Marcelo Pascoal, do Núcleo de Educação no Trânsito (NET/Demutran), abordou o tema “Direção Defensiva” com ênfase para as quatro principais atitudes simples que podem ser planejadas com antecedência para evitar os acidentes: conhecimento, atenção, previsão e decisão. 

No segundo dia, a psicóloga Marilde Novelli, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), conversou sobre “Bom Humor no Trabalho” para destacar a importância de demonstrar emoções e a necessidade de resiliência no ambiente corporativo. “A gratidão aumenta o bem-estar do local e a nossa gentileza pode ser a razão do sorriso de alguém”, comentou a psicóloga. Também na terça-feira, Edmar Lessa, enfermeiro sanitarista da Secretaria da Mulher, ressaltou a necessidade de cuidar da saúde íntima com o uso de preservativos a fim de evitar doenças como sífilis, gonorréia, herpes, Aids, entre outras. 

O Corpo de Bombeiros, representado pelo cabo Abel Coelho Filho, falou sobre “Primeiros Socorros” na tarde de quarta-feira, com intenção de preparar funcionários de diversas áreas para agir de forma segura em situações de engasgamento, hemorragia, intoxicação, entre outros. 

A quinta-feira começou com o assunto “Estresse no Ambiente de Trabalho”, apresentado por Rafael Reichert, coordenador do setor de psiquiatria do HMB, com exemplos de complicações físicas e emocionais geradas pela pressão diária no emprego, como a Síndrome de Burnout. Ainda no mesmo dia o geógrafo Geovane Bassan, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA), explicou a relevância do descarte adequado e correto de eletroeletrônicos por possuírem metais pesados, como mercúrio e chumbo, em sua composição. 

Para finalizar a programação, a Unidade de Nutrição e Alimentação (UAN) promoveu um bate-papo sobre obesidade, com base na pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, que registrou em 2018 a maior prevalência da doença dos últimos treze anos. O assunto foi conduzido pela nutricionista Sarah Franca, que explicou por que o maior impacto foi registrado na faixa etária entre 25 e 34 anos, ou seja, em um período considerado muito produtivo para o mercado de trabalho. Franca disponibilizou e pontuou os “Dez passos para uma alimentação saudável e adequada”, recomendados pelo Ministério da Saúde, a fim de melhorar a procura por ingredientes naturais, além de ofertar opções de preparo e de planejamento econômico. 

Sobre a SIPATMA
A SIPATMA, baseada na Norma Regulamentadora 5, é organizada para orientar os funcionários sobre questões de segurança e qualidade de vida. De modo geral, assuntos como prevenção de acidentes, doenças do trabalho e boas práticas ambientais são temas abordados de modo simples e acessível. Esta é a segunda edição do evento na atual gestão do HMB.  

Temp Temp Temp