Temp

Planeta em alerta: 1º de agosto marca o Dia da Sobrecarga da Terra

- 31 de julho de 2018

Você sabia que até o dia 1º de agosto a humanidade terá consumido os recursos de terra e mar disponíveis para o ano de 2018 todo? A data marca o chamado “Dia da Sobrecarga da Terra” (Overshoot Day), uma ocasião em que não há nada a se celebrar, afinal, é como se, a partir de então, passássemos a consumir as cotas dos anos e das gerações seguintes.

É “o momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres naquele ano”, publicou a ong internacional WWF - Brasil  (World Wide Fund for Nature) em sua página.

A métrica é estipulada anualmente pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network, que utiliza o cálculo de Pegada Ecológica. O método inclui as diferentes demandas sobre a natureza como alimentos, madeiras e fibras (algodão), absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis, construções, estradas e outras infraestruturas.

“O dia 1º de agosto é o Dia da Sobrecarga da Terra mais cedo desde a década 1970, quando o mundo começou a esgotar os estoques do planeta antes de acabar o ano”, afirma a ong.

Diversas atividades serão realizadas pelo mundo para chamar a atenção a esta data, já que o excesso desse consumo resulta em desmatamento, colapso pesqueiro, escassez de água doce, poluição, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera. O resultado são mudanças climáticas e secas mais severas, incêndios florestais e furacões, alertam os especialistas.

Engajada à causa, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri convida a todos a envolverem-se com o tema e a participarem das ações propostas pela WWF e a Global Footprint Network no mundo. Os organizadores estão incentivando as pessoas a participarem do Dia da Sobrecarga da Terra, determinando seu próprio Dia Pessoal de Sobrecarga e sua Pegada Ecológica em www.footprintcalculator.org e fazendo um "Passo para #MudarAData" em  www.overshootday.org/steps-to-movethedate.