Temp

“10 Tons” promove encontro com histórias de superação

- 31 de agosto de 2017

No dia 29 de agosto, na Secretaria da Mulher, uma pequena sinfonia com saxofone e violino abriu mais um encontro do programa 10 Tons de Rosa, que visa fortalecer mulheres diagnosticadas com câncer de mama, por meio de ações que melhoram a qualidade de vida e resgatam a autoestima.

Com a presença da presidente do Fundo Social Estrela Guia, Sônia Furlan, o encontro denominado como “Chá das Rosas” foi um momento de compartilhar histórias de superação.

Cuidar sempre
“A condição de superação está dentro de nós e, muitas vezes, não sabemos disso. Quando temos um problema pensamos que não é possível resolver e é nesse momento que conquistamos a fortaleza. E para isso, daremos condições de vencer essa batalha e a nossa presença será constante nessa luta”, destacou Sônia Furlan, que visitou o novo espaço rosa do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

Multiplicadoras
“Eu descobri que tinha câncer há dois anos. Apesar da notícia, fiquei tranquila. Aqui encontrei o apoio que precisava e uma nova família. Programas como os 10 Tons unem mulheres que passam pela mesma luta. Uma incentiva a outra e isso nos fortalece”, disse Ivone Aparecia Claudiano, que também já compartilhou sua história em palestras nas escolas da rede municipal.

Cuidando de quem cuida
“Fiquei preocupada com a falta que poderia fazer aos meus filhos quando descobri que estava com câncer. Mas tive muita fé porque a nossa cidade cuida das pessoas e o Núcleo (de Combate ao Câncer de Mama) é uma benção”, afirmou Marinalva Moreira, que tem dois filhos com deficiência e neles encontrou força para lutar contra a doença. 

Mais vida
“Eu passei por tratamento e, agora, procuro ajudar com a minha história. É muito difícil se sentir sozinha quando recebe a notícia, parece uma sentença de morte. Todo o tipo de ajuda é importante”, disse Magali Aranha, que teve câncer nas duas mamas e precisou fazer o agressivo tratamento com quimioterapia, que até pode deixar a mulher infértil, e, mesmo assim, conseguiu engravidar e hoje é mãe de dois filhos.