Temp

Com apoio da SDPD, alunos da USP desenvolvem tecnologia para pessoa com deficiência visual 

- 03 de abril de 2018

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) tem apoiado a elaboração de um projeto que integra uma tese de doutorado da USP (Universidade de São Paulo). O doutorando da USP e da Université Paris-Saclay, João Neto, e o aluno de iniciação científica da USP, Thyago Ribeiro dos Santos, representam uma equipe de universitários que estão desenvolvendo um sistema informatizado para que a pessoa com deficiência visual obtenha informações sobre os locais que frequenta com seu smartphone e identifique elementos do mobiliário urbano no caminho, como pontos de ônibus e postes de iluminação. 

A pessoa com deficiência visual total bilateral convive com inúmeros desafios e encontra obstáculos em seu caminho todos os dias. Para oferecer a possibilidade de superar os obstáculos físicos, a equipe de João e Thyago utiliza seus conhecimentos para criar uma aplicação que, por meio da leitura de um código de barras, permite que o usuário utilize seu celular para se localizar em um ambiente.  

“Inicialmente pretendemos que a pessoa com deficiência visual possa obter informações sobre o local onde está, mas também é possível identificar objetos contundentes ou empecilhos no caminho”, disse o doutorando João Neto. Ele ainda reforçou que “nesse ponto, a SDPD tem nos ajudado a compreender melhor a problemática da pessoa com deficiência visual e a fazer contato com outras instituições que possam auxiliar no desenvolvimento do projeto”. 

A tecnologia a serviço da autonomia 

Embora em fase de testes, os alunos que estão desenvolvendo este sistema de identificação de locais e mobiliário urbano visam sua implementação futura. “Existem meios para financiar essa aplicação em locais públicos e comércios, e a visibilidade que a SDPD oferece vai ajudar na viabilidade e confiabilidade do projeto”, afirmou João.  

Temp