Barueri participa da maior feira de tecnologia assistiva da América Latina

- 02 de junho de 2017

São muitas as possibilidades para ampliar a acessibilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e é por isso que Barueri, referência em atendimento a pessoas com deficiência (por meio da SDPD – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), participa da 15ª edição da Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.  A feira que acontece no centro de eventos São Paulo Expo, que fica na Rodovia dos Imigrantes até domingo (dia 4), é considerada a maior da América Latina.

Com início na quinta-feira, dia 1º de junho, a feira reúne 300 expositores de diversos segmentos que apresentam novidades tecnológicas que auxiliam o dia a dia de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, como automóveis 100% adaptados a cadeirantes, dispositivos de comunicação, órteses, próteses, tratamentos terapêuticos, dentre outras alternativas voltados a esse setor.

Estande SDPD
O estande da SDPD marca presença na Feira para apresentar as metodologias, aplicadas pela Secretaria, que visam o desenvolvimento do usuário quanto às suas potencialidades por meio de atividades sócio-ocupacionais que estimulam a socialização, bem-estar, concentração e autonomia dos usuários.

Educação inclusiva
Quem visitou o estande da Prefeitura de Barueri conheceu parte do sistema de inclusão aplicado nas escolas do município, por meio de um painel dedicado à aluna da rede municipal de ensino, Pyetra Vitoria Neves de Souza, 11 anos, que tem deficiência auditiva e visual, provando que não há barreiras para ter acesso ao conhecimento.

De acordo com o Departamento Educacional Especializado de Barueri, é inserida a técnica de libras táteis, que além de facilitar a comunicação, possibilita que Pyetra interaja com outros elementos do seu dia a dia e assim ganhe mais independência.

Temp Temp