Temp

Outubro Rosa tem ultrassom para mulher com 30 anos ou mais no PS Central

- 30 de setembro de 2016

Uma ação extremamente importante será desenvolvida durante o Outubro Rosa Barueri 2016. Trata-se da realização de ultrassom da mama, exame destinado a mulheres a partir de 30 anos.

O exame acontecerá de 4 a 27 de outubro, de segundas a quartas, das 8 às 12h30; quintas, das 8 às 12h30 e das 14 às 18h30; e sextas, das 8 às 16 horas. A única exceção é dia 12 de outubro, feriado.
 
Para fazer o exame, basta comparecer ao Pronto Socorro Central Adulto (antigo Sameb), e apresentar RG, CPF e Cartão do SUS. Se a paciente já tiver o pedido da ultrassonografia, deve levá-lo, bem como outros exames anteriores.

Atualmente Barueri não tem fila de espera para ser realizar a mamografia, até porque em janeiro deste ano houve um mutirão desses exames. “É sabido que o câncer de mama vem se manifestando em mulheres cada vez mais jovens e é bastante comum que essas mulheres tenham a chamada mama densa, um fator negativo para um exame como a mamografia”, explica Zulmira Braga, técnica do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

 
Ela afirma que nesses casos, “o exame mais indicado é a ultrassonografia, pois analisa o tecido mamário e colhe informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa que a mamografia”.
 
A médica Renata de Camargo Menezes, responsável técnica pelo serviço de ultrassonografia do município de Barueri, partilha da mesma opinião: “Por isso, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama e o Fundo Social de Solidariedade, oferecerá durante o mês de outubro de forma otimizada, por procura espontânea e busca ativa a realização de ultrassonografia mamária. Paralelamente, as pacientes serão catalogadas para monitorização de risco, numa ação que transcenderá a campanha Outubro Rosa”. 
 
Renata ressalta ainda a importância da “associação entre a mamografia e o ultrassom como padrão ouro de rastreamento para as pacientes acima de 40 anos”.

O Pronto Socorro Central Adulto fica na rua Professor João da Matta e Luz, 262, Centro de Barueri. O telefone para mais informações é 95148-3924. 

Temp