Prevenir o preconceito: Semana de Prevenção quebra paradigmas sobre a deficiência

- 04 de setembro de 2017

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), em parceria com entidades, promoveu encontros com a comunidade que transformaram o olhar de muita gente sobre a deficiência. Práticas de vivência, música, palestras e rodas de conversas marcaram a 22ª edição da Semana de Prevenção às Deficiências.

A semana começou com a apresentação do coral de pessoas com deficiência visual da Sociedade Bíblica Brasileira que abriu a reunião do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Me senti abraçado por todos em um momento de grande dor”, relatou Rogério Araújo, que é viúvo recentemente e agradeceu o apoio do Conselho em ajudar a cuidar de seu filho autista.

As ações foram encerradas com uma caminhada que mobilizou toda a rede municipal de Barueri, que desenvolve trabalhos de inclusão que despertam as potencialidades da pessoa com deficiência. “A nossa busca é garantir o máximo de qualidade de vida a essas pessoas, dando acesso à saúde, ao esporte, à cultura e ao mercado de trabalho. É um trabalho dedicado e conta com o apoio de diversas secretarias e entidades”, disse o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva.

Equoterapia
Funcionários da SDPD conheceram na prática os benefícios da Equoterapia à pessoa com deficiência. “O contato com o Raio já foi especial, um cavalo dócil e encantador”, disse Grace Migoto, técnica administrativa.

Convivendo com as diferenças
Frases como “É preciso considerar o encontro com outro ser humano pode ser uma experiência enriquecedora” e “Não existe uma única maneira de ser” marcaram a palestra "Convivendo com as diferenças", tema abordado pela psicóloga Sabine Althausen, da Apae Barueri.

Atenção à surdocegueira
“Ela sente vibrações sonoras e por isso ama dançar“, relata Wilson Souza, pai de Pyetra Neves Souza, que tem deficiências visual e auditiva e mesmo assim mostrou que é possível superar os limites ao dançar no palco da SDPD com auxílio da professora Aparecida Pereira de Castro.

Roda de Conversa
Como interagir com uma pessoa cega? Essa vivência foi conduzida pela assistente social Carine Souza por meio de uma “roda de conversa visual”.

Passeio no Parque
A equipe da AME, conveniada com a SDPD, que desenvolve um trabalho técnico em que acompanha casos graves de pessoa com deficiência, promoveu um passeio no Parque Municipal Dom José. “Momento de interação entre as famílias que vivem os mesmos desafios. Isso é essencial e o trabalho deve ser reconhecido”, disse Jéssica dos Santos, esposa de Renan do Nascimento que tem paralisia cerebral.