Temp

LIBRAS

O que é LIBRAS?
É a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, reconhecida por lei desde 2005 e usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros. Ao contrário do que muitos imaginam a língua de sinais não é composta por mímicas e/ou gestos soltos, mas sim uma língua à parte com estruturas gramaticais próprias. O que diferencia a Língua de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial. Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.

A LIBRAS tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais, cada país possui a sua própria que sofre as influências da cultura nacional.Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis lingüísticos como fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, entre outros. Portanto, para se comunicar em Libras é necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece Oficina de Libras, ministrado por um instrutor da língua e aberta aos servidores e à comunidade em geral. Possui também um profissional Intérprete de Libras, responsável pela comunicação de dois ou mais indivíduos falantes de línguas distintas, que tem a função de interpretar a LIBRAS para a Língua Portuguesa e vice versa em eventos, palestras e acompanhamento do usuário surdo dentro da SDPD. 

Para mais informações sobre LIBRAS entrar em contato através do e-mail: sdpd.falecomlibras@barueri.sp.gov.br