Alunas de Barueri desenvolvem aplicativos e integram concurso internacional de tecnologia

- 03 de maio de 2018

A rede de ensino de Barueri tem investido cada vez mais em estimular os alunos sobre a importância da tecnologia.Para tanto, o Departamento de Informática da Secretaria de Educação está ampliando o número de laboratórios nas escolas, que atualmente atinge 60 unidades, sem contar a implantação de internet em toda a rede até o próximo semestre.

Dentro desta proposta, o professor de informática Paulo Ricardo dos Santos trabalhou o desenvolvimento de aplicativos com estudantes da Emef Ivany Maria Paes, do Jardim dos Camargos. A repercussão foi excelente e resultou na inscrição em um concurso internacional de três aplicativos, desenvolvidos por três grupos de garotas da escola.

Os aplicativos estão concorrendo no desafio internacional Technovation Challenge. Trata-se de uma competição global, voltada a garotas estudantes do ensino fundamental e médio, em que as equipes participantes devem desenvolver um APP de celular que solucione problemas de ordem social.

A ideia do evento é mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuarem na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino.

De acordo com o professor, as alunas participantes foram escolhidas por serem as que mais se destacaram nas aulas e no projeto da plataforma Khan Academy. Para ele “é importante a participação das meninas no projeto, uma vez que, apesar das pesquisas apontarem que as mulheres são as que mais consomem tecnologia, elas têm pouquíssima participação e incentivo no trabalho no setor de desenvolvimento”.

Os aplicativos estão sendo apresentados para todos os alunos da escola e já estão fazendo o maior sucesso entre todas as turmas.

Sobre os aplicativos

Um dos grupos é integrado pelas estudantes Joice Caroline, Samara Cristine, Kailane Silva, Thais Martis e Thaiza Torres. O App criado por elas chama-se Enviroment, que traz sugestões, mecanismos e ideias de como preservar o meio ambiente e ter atitudes sustentáveis no dia a dia. De acordo com Kailane Silva, após terem aulas sobre os problemas do aquecimento global, elas consideraram que um aplicativo que abordasse as necessidades de se cuidar do meio ambiente seria muito útil para as pessoas.

Já a aluna Michele Vitória, do 9º ano A, optou por desenvolver o aplicativo “Star Quiz”, um interessante jogo de perguntas sobre história, matemática, geografia e língua portuguesa. A estudante revelou que adora tecnologia e quer seguir na área. Ela pensa em se especializar em desenvolvimento de games.

Pensando na necessidade de as pessoas manterem uma vida saudável e terem mais acesso a dicas de saúde e boa forma, a estudante Giulia Carla criou o aplicativo Godshap, que também está concorrendo ao torneio internacional de garotas interessadas em tecnologia.

Premiação

As equipes finalistas viajarão para os Estados Unidos e poderão apresentar seus aplicativos e planos de negócios no Vale do Silício para investidores. Elas concorrerão a um prêmio de US$ 10 mil e suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado. Além disso, passarão a contar com uma rede de contatos e recursos para ajudá-las a prosseguir na trajetória empreendedora.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp