Ações preventivas da Guarda Municipal garantem mais segurança em Barueri

- 07 de fevereiro de 2019

Durante as últimas ações preventivas realizadas pela Guarda Municipal de Barueri muito se conquistou pela segurança da cidade. Em duas semanas de patrulhamento rotineiro, houve captura de foragido, detenção de traficantes e até flagrante de estelionato.

Flagrante de estelionato
No dia 29 de janeiro, a central de comunicação da Guarda recebeu a denúncia de uma tentativa de estelionato, que estava em andamento em uma agência bancária na rua Campos Sales (Centro). De acordo com a testemunha, que estava no caixa de atendimento, um rapaz apresentou um cheque, no valor de R$ 18 mil, em nome da vítima, e solicitou o depósito em sua conta pessoal. A testemunha desconfiou do valor alto, percebeu que o cheque era falso e acionou a Guarda Municipal, que deteve o indivíduo e o direcionou à Delegacia Central.

“O rapaz passou por nós vestindo roupa social e jamais desconfiaríamos dele. Fiquei impressionada com a sabedoria dos guardas ao observar pequenos detalhes em pessoas que a gente menos espera. Sou grata por essa competência da GCM”, relatou J.R., que estava na agência com sua família e que já havia acionado a Guarda em outra ocasião, quando teve o celular roubado. “Fui assaltada e a GCM achou o cara em minutos. Passaram as características do rapaz no rádio e várias viaturas fecharam a rua onde ele estava. Prenderam o ladrão e recuperei meu celular”, completou.

Flagrantes de tráfico de entorpecentes
No dia 31 de janeiro, no Jardim Tupan, a equipe da Coordenadoria Técnica de Assuntos Estratégicos e Inteligência da Guarda de Barueri verificou, após denúncia, um caso de tráfico de entorpecentes na rua Gonçalves Dias. Assim que foram comprovadas as informações, acionaram a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que deteve o traficante com oito capsulas de cocaína e R$ 90. Os entorpecentes e o indiciado foram direcionados à Delegacia Central.

Já no dia 4 de fevereiro, no Parque Viana, durante um bloqueio de fiscalização, uma equipe da Romu abordou um veículo Renault/Logan, cor branca, com placa de Itapevi. O carro pertencia a um motorista de aplicativo que estava em meio a uma corrida. Durante a revista pessoal com os ocupantes do veículo, nada de ilícito foi encontrado, porém, no assento onde estava o passageiro, os agentes encontraram uma sacola com 400 pedras de crack. O indivíduo confessou que estava levando o entorpecente para o município de Cotia. Na Delegacia Central, o motorista e o veículo foram liberados e o suspeito permaneceu detido.

Captura de procurado
Também no dia 4 de fevereiro, uma equipe setorial da GCMB estava em patrulhamento pela rua José Lins do Rego (Jardim Tupan), quando avistou um rapaz com comportamento suspeito tentando despistar a viatura. A atitude chamou a atenção dos guardas que abordaram o indivíduo. Em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas ao consultar o nome do suspeito, via Central de Comunicação da Guarda (Cecom), foi constatado um mandado de prisão em aberto. O indivíduo foi conduzido ao 1º DP de Barueri e direcionado à cadeia de Carapicuíba.

As ações de saturação da Guarda foram realizadas pelas Cias setoriais, Romu, GTM e Tático Feminino.  Ao total, foram realizadas 52 abordagens a transeuntes, 17 veículos vistoriados e dois indivíduos detidos por tráfico de entorpecentes.

Temp Temp Temp Temp