Temp

“O Grande Ditador” de Chaplin está no Cinema do Pontos MIS deste sábado

- 07 de maio de 2020

Neste sábado (dia 9), às 15h30, acontece mais uma exibição do Pontos MIS, uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som e a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS.

A edição faz homenagem aos 80 anos do clássico “O Grande Ditador”, dirigido e estrelado por Charles Chaplin em 1940, onde aborda a onda de nazifascismo e antissemitismo à época, pelo olhar de um barbeiro judeu – considerado uma obra-prima do cinema.

As inscrições para a sessão podem ser feitas através do link .

Após o filme, às 18h, os interessados poderão participar do bate-papo ao vivo com o público do Canal do museu no Youtube:

A conversa terá mediação de Eduardo Bordinhon, artista e professor; participação especial de Luís Antonio Coelho Ferla, professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo e do crítico e professor de cinema, Cássio Starling.

A última obra que Charles Chaplin interpreta Carlitos, “O Grande Ditador” completa 80 anos de existência em outubro de 2020. O longa propõe uma crítica a Hitler, ao nazismo e seu contexto histórico por meio da comédia dramática intrínseca ao personagem Carlitos.

Dirigido também por Charles Chaplin, “O Grande Ditador é o seu primeiro filme falado, o que relutou por muito tempo a produzir. O filme apresenta Carlitos como um barbeiro judeu que é convocado a prestar serviços militares durante a Primeira Guerra Mundial.

Durante a Guerra, Carlitos sofre um acidente de avião e acaba em um hospital onde perde a memória. Sua nação, Tomânia, perde a guerra e um novo sistema político começa a vigorar no país liderado pelo ditador Hynkel. Carlitos, ao se recuperar do acidente, percebe que está alheio aos recentes acontecimentos de seu país. Por conta da semelhança entre o barbeiro Carlitos e Hynkel, eles são confundidos e cada um assume a vida do outro, peripécia que permeia todo o filme determinando suas situações engraçadas e questionadoras.

Temp Temp Temp