Plataforma digital motiva alunos da rede a lerem mais

- 07 de junho de 2017

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação de Barueri está ampliando o número de turmas que usam a plataforma Arkos, com o objetivo de incentivar à leitura por intermédio da tecnologia.

Atualmente já são 89 turmas, somando 1.323 alunos inscritos no programa que está em fase de ampliação.

A Arkos é um portal cujo objetivo principal é o incentivo à leitura e é direcionado às classes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Inspirado em portais existentes na Europa e nos EUA vem sendo usado por milhões de alunos. A ideia foi aprimorada e adaptada à realidade brasileira.

O sucesso do projeto deve-se aos conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais para motivar os alunos.

CAMPEONATO NA REDE – Na semana passada aconteceu um campeonato municipal de leitura entre os alunos da rede de Barueri envolvendo alunos inscritos no projeto e o resultado não poderia ter sido melhor, por conta do entusiasmo que contagiou todas as escolas.

Na Emef Agenor Lino de Matos, da Vila Universal, o hábito pela leitura de livros envolveu os estudantes de todas as séries. De acordo com a diretora Regina Rocha, a escola foi tomada por um clima de competição muito saudável. “Todos querem ler cada vez mais e o resultado tem sido muito positivo. Toda a nossa equipe de trabalho está envolvida e incentivando os nossos alunos”, contou.

A aluna Beatriz R. Silva, do 2º ano B, venceu o primeiro lugar da série entre todas as escolas e está animada com as atividades da Arkos. Do início do ano para cá, ela já leu 36 livros.

Já a estudante Évelin C. Paiva, do 2º B, também foi campeã e já leu 30 livros desde o início do ano letivo.

Para Rhillary Vitória, também do 2º ano, a leitura tem sido uma grande diversão. Ela já leu 29 títulos.

Segundo a professora de informática Adriana de Faria, o projeto é excelente, pois além de incentivar nos estudos ele também atua para a inclusão digital. “É muito bom saber que nossos alunos estão adquirindo o hábito da leitura por prazer”.

COMO FUNCIONA – A Arkos oferece uma plataforma digital para as crianças desenvolverem leituras a partir de recomendações de livros e, posteriormente, elas devem responder a exercícios com perguntas sobre o título escolhido e - de acordo com sua pontuação - podem ganhar medalhas e figurinhas virtuais, além de participar de um ranking entre os usuários do site.

É possível conferir, inclusive, os livros mais lidos pelas crianças cadastradas, entre eles estão: O Menino Maluquinho, Branca de Neve, O Três Porquinhos, Cinderela, João e Maria e Diário de um Banana, entre outros títulos. A plataforma é direcionada para crianças do Ensino Fundamental I e cada livro tem recomendação para determinado ano escolar, permitindo uma melhor orientação e encaminhamento da criança.

O sistema é apoiado na ideia de ler para se divertir e incentiva além da competição saudável, a interação entre as crianças e o gosto pela leitura.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp