Temp

Oficina de animação Stop Motion – Origami está com inscrições abertas

- 08 de setembro de 2021

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), oferece mais uma oportunidade para participar e aprender nas oficinas artísticas. Desta vez será a de Animação Stop Motion – Origami, sob a coordenação da comunicadora visual Marta Russo. As aulas vão ser ministradas on-line nos dias 13, 15 e 17 de setembro, às 16h. As inscrições podem ser feitas aqui

A oficina é recomendada para interessados a partir de 10 anos de idade e serão oferecidas 50 vagas. O stop motion é uma técnica que permite animar objetos através de uma sequência de imagens que dão ideia de movimento.  

Podem ser usados vários materiais para fazer uma animação: massa de modelar, areia, objetos, papel etc. A proposta dessa oficina é produzir filmes de stop motion com papel para a confecção de origamis criando personagens e cenários. Origami é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (??=ori) e do substantivo papel (?=kami). Significa literalmente, "dobrar papel". 

O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar o filme em stop motion.  

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens, além de desenvolver a expressividade artística e de comunicação. Os participantes serão incentivados a produzir seus próprios filmes. A aula irá também contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético. 

Sobre a professora  
Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias, pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESC, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de ensino de São Paulo. 

Temp Temp