Em aula diferenciada, alunos aprendem construindo objetos e se divertindo
- 11 de maio de 2017
Os alunos da Emeief João Tibúrcio Silva Filho, do bairro Chácaras Marco estão muito entusiasmados com as aulas de matemática e geometria.
É que Maria do Socorro Tavares, mais conhecida como professora “Help” tem elaborado suas aulas de uma forma criativa e diferenciada. O projeto denominado “Pesquisando, Reciclando, Medindo e Construindo Formas Geométricas” é aplicado às matérias do cotidiano como tabuada, ângulo, geometria,cálculos, entre outros assuntos.
Os alunos aprendem na prática. Recentemente, eles construíram um espaço geométrico com embalagens de iogurte. “Essas paredes foram feitas com as garrafinhas consumidas na própria merenda. Em alguns dias terminaremos o cálculo de quanto nossa escola consome do produto por dia”, exemplificou a professora Help.
Muitas aulas também são realizadas a partir de trabalhos de montagens com figuras geométricas, confecções de jogos como dama, xadrez, boliche, entre outros. “A partir dessas aulas práticas, nossos alunos despertam muito mais interesse pela matéria. As notas têm melhorado muito pois temos usado estímulos onde os estudantes desenvolvem melhor o raciocínio lógico.
Além das construções e montagens de jogos, eles também têm participado de aulas externas. Na última experiência os estudantes visitaram o bairro da escola - Chácaras Marco - para desenharem um portal que representasse a comunidade e para tanto, usaram muito cálculo e geometria.
ALUNAS APROVAM O MÉTODO:
“As aulas são muito divertidas. Aprendemos de forma interessante e memorizamos as matérias. Com esse novo tipo de aula eu estou adorando matemática”
Vitória Pontes
“Estou entendendo muito melhor as aulas sobre formas geométricas, por exemplo. A gente as vezes estuda fora da sala de aula, através de jogos, desenhos e pesquisas. Muito legal aprender dessa forma"
Vitória Gaspar